Primavera do Leste
Primavera do Leste realiza 1ª Vivência Esportiva “Movimento que Inclui”
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (26), no Ginásio Pianão, a 1ª Vivência Esportiva “Movimento que Inclui”. A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais de Educação, Esporte, Cultura e Saúde.
Realizada em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a vivência teve como propósito promover experiências esportivas inclusivas e fortalecer a participação das pessoas com deficiência nos diferentes espaços da sociedade.
Durante a programação, os participantes puderam vivenciar atividades esportivas adaptadas, promovendo momentos de integração, socialização, respeito e superação. A iniciativa representa um passo importante na construção de uma Primavera do Leste cada vez mais acessível, participativa e inclusiva.
O prefeito Sérgio Machnic destacou que a realização do evento marca o início de um novo ciclo para o esporte inclusivo no município.
“Hoje vemos o início de um novo ciclo. Esta chama que se acende agora certamente se tornará uma grande força, e vocês levarão o nome de Primavera do Leste para todo o país e para o mundo. Contem sempre com o incentivo total desta gestão, da vice-prefeita, dos vereadores e dos secretários. Parabenizo todos os profissionais envolvidos neste projeto. Reforço ao secretário de Esportes, Rodrigo, que, apesar de recém-chegado à nossa cidade, já abraçou a causa e compreende a importância do esporte como ferramenta de transformação social para nossas crianças, jovens e famílias. Meu pedido final é que não parem; continuem empenhados nesta missão”, afirmou.
A vice-prefeita Iva Viana ressaltou a importância de transformar a percepção da sociedade sobre as pessoas com deficiência e ampliar as oportunidades de participação.
“Sei bem o quanto cada uma de nós luta diariamente pelo bem-estar de nossos filhos. Meu filho frequentemente me questiona por que é alvo de olhares tão distintos, olhares que muitas vezes carregam um sentimento de pena. Precisamos mudar essa perspectiva. Devemos enxergá-los não como diferentes, mas como iguais. Independentemente das limitações físicas ou das dificuldades que enfrentam, eles possuem a mesma sensibilidade e capacidade de sentir dor e alegria que qualquer um de nós. Por meio do esporte, buscamos romper barreiras, aproximar pessoas, estimular potencialidades e mostrar que a deficiência não define limites para a participação, para os sonhos e para as conquistas”, destacou.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto, o projeto representa mais um avanço nas políticas de inclusão desenvolvidas pelo município.
“Como gestora, acompanho de perto a dedicação da equipe e observo, diariamente, a diferença que essas ações promovem no desenvolvimento das crianças e na vida da comunidade. É inspirador notar como a atual gestão se empenha, incansavelmente, para promover a inclusão e assegurar oportunidades a todos. Gostaria de expressar meu profundo agradecimento à Laila e à Andressa pelo trabalho exemplar que desenvolveram. Vamos colher muitos frutos. Podemos não mais estar aqui, mas nossos filhos e nossos netos vão colher e vão falar que Primavera avançou, que Primavera está avançando”, afirmou.
Projeto ganha força por meio do esporte
O secretário municipal de Esportes, Rodrigo Garcia, explicou que a iniciativa começou a ser estruturada antes mesmo de sua chegada à pasta e ganhou força a partir da identificação de seu alinhamento com as diretrizes da gestão municipal.
“Recordo-me de que, ao assumir o cargo em 1º de junho, a Andressa apresentou-me um projeto que havia sido iniciado em maio, mas que ainda encontrava dificuldades para se desenvolver. Ao analisar a proposta, identifiquei total alinhamento com o plano de governo do prefeito Sérgio e da dona Iva, e prontamente decidi que deveríamos concretizá-lo. Naquela ocasião, a Andressa estava prestes a retornar à sua cidade de origem, pois, embora contratada para o atletismo, acabava dedicando-se majoritariamente às aulas de futsal”, explicou.
Rodrigo ressaltou ainda que, diante dos desafios encontrados, a equipe decidiu investir na estrutura necessária para garantir a participação dos atletas. Entre as demandas estava a aquisição de cadeiras específicas para a prática esportiva adaptada, que aguardavam atendimento há cerca de um ano.
Com o envolvimento dos próprios servidores da Secretaria de Esportes, os equipamentos foram confeccionados em aproximadamente 30 dias, gerando uma economia de 70% em relação ao custo de mercado e garantindo melhores condições para a participação dos atletas.
Famílias também celebram a iniciativa
A mãe Kayla, que participou da vivência acompanhando os filhos, destacou a importância de iniciativas que proporcionem às crianças a oportunidade de ocupar espaços esportivos.
“Estou aqui na vivência esportiva e é muito importante ter esses momentos, porque nunca teve antes e agora está tendo um olhar para as nossas crianças. Sou mãe da Thais, que é uma menina autista, de um menino autista e também do João. Esse momento é um começo para que as nossas crianças sejam incluídas nos esportes. Só o fato de estar junto aqui já faz muita diferença para eles”, relatou.
A diretora da APAE de Primavera do Leste, Juscilene, também destacou a importância da iniciativa para as pessoas com deficiência e suas famílias.
“O dia de hoje possui uma grande relevância para a promoção da inclusão de todas as pessoas com deficiência em nossa sociedade. O objetivo deste encontro é demonstrar que essas pessoas são capazes e podem estar inseridas em todos os ambientes, promovendo momentos de lazer e descontração. É, sobretudo, uma oportunidade para que as famílias reconheçam e valorizem o potencial de seus filhos. Agradecemos à gestão e a todos os órgãos pela importante iniciativa diante da nossa sociedade e dos nossos alunos”, afirmou.
Atletas representam Primavera do Leste
O projeto vem promovendo inclusão, superação e oportunidades por meio do esporte. Os atletas de Primavera do Leste representaram o município nos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-Grossenses 2026, conquistando importantes medalhas e demonstrando que, com dedicação, incentivo e oportunidades, é possível alcançar grandes conquistas.
A trajetória também evidencia a importância de investimentos em equipamentos e estrutura adequada para que os atletas possam desenvolver suas habilidades e representar o município em competições.
A 1ª Vivência Esportiva “Movimento que Inclui” reforça, assim, uma política de inclusão que vai além da prática esportiva, buscando garantir participação, autonomia, convivência e oportunidades, além de fortalecer o esporte como ferramenta de transformação social e valorização das pessoas com deficiência.
Primavera do Leste
TCE-MT emite parecer favorável à aprovação das contas de 2025 de Primavera do Leste
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Primavera do Leste, referentes ao exercício de 2025. A decisão, sob responsabilidade do prefeito Sérgio Machnic, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Tribunal durante sessão realizada em 29 de setembro de 2026.
O resultado consta no Parecer Prévio nº 31/2026, referente ao Processo nº 202.997-9/2025, publicado em 8 de outubro de 2026. A análise considerou aspectos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do município, além do cumprimento de limites legais e constitucionais e de indicadores relacionados às políticas públicas.
Entre os dados avaliados, o relatório aponta que o município aplicou 27,51% dos recursos considerados no cálculo em manutenção e desenvolvimento do ensino, acima do mínimo constitucional de 25%. Na saúde, a aplicação foi de 27,06%, também superior ao mínimo legal de 15%. O documento registra ainda que as despesas com pessoal do Poder Executivo corresponderam a 47,01% da Receita Corrente Líquida, dentro do limite legal de 54%.
Com a emissão do parecer prévio, o processo será encaminhado à Câmara Municipal de Primavera do Leste, a quem cabe o julgamento definitivo das contas anuais de governo, conforme previsto na legislação.
A Prefeitura deverá observar as recomendações e determinações apontadas pelo Tribunal, dando continuidade às medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e de gestão dos recursos públicos.
-
ARTIGOS4 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO4 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
Rondonópolis5 dias atrásTrecho interditado na Lions Internacional para implantação de rotatória
-
ESPORTES3 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
JURÍDICO23 horas atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


