CUIABÁ

Rondonópolis

Projeto leva alunos da rede municipal para conhecer o cultivo de hortaliças

Publicados

Rondonópolis

Os alunos do quinto ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Maria Aparecida de Oliveira deixaram a escola e foram até uma pequena propriedade conhecer de perto os alimentos que eles consomem todos os dias na merenda. A aula de campo foi numa pequena propriedade na zona rural de Rondonópolis.

O objetivo da aula fora da escola, de acordo com Juliana Fernandes, diretora da Emeb, é que as crianças saibam como funciona uma horta, os nutrientes que contém nas frutas e verduras, que chegam até a unidade no momento da merenda.

Após tomar um café da manhã reforçado no sítio, os alunos partiram para conhecer a horta, desde o viveiro de mudas até as áreas plantadas. A cada trecho visitado as crianças tinham uma nova descoberta, aprendendo sobre as hortaliças, seus texturas, cheiro e forma de cultivo. Entre pés de alface, couve, tomate e pepino, as professoras e a nutricionista ensinavam sobre os nutrientes presentes em cada alimento e a importância de consumir produtos saudáveis.

Leia Também:  Polícia Civil apreende adolescente de 15 anos suspeito de estupro de vulnerável contra a irmã

“Isso aqui é uma educação alimentar nutricional em grande escala, aqui elas conseguem entender na prática todo o processo e ajuda também na seletividade alimentar”, comentou a superintendente de alimentação escolar e nutricionista Gabriela Macedo Ribeiro. Para ela, alimentação saudável tem que conhecer, ver tudo, tem que sentir os alimentos.

A horta que os alunos da Emeb conheceram pertence ao Ângelo Marcos da Silva, mas que também já foi das gerações passadas da sua família. Hoje ele afirma que é um prazer passar o conhecimento para as pessoas e aposta até que, entre os alunos, pode surgir um novo agricultor.

Depois de aprender todo o processo de cultivo das hortaliças, na visita guiada, os alunos participaram de um almoço preparado especialmente para a turma e com produtos colhidos na hora. Antes de comer eles trocaram experiências e reforçaram a importância de cada alimento para a saúde.

A diretora Juliana concluiu que foi um dia inesquecível não só para os alunos mas para a equipe da escola também, pois puderam acompanhar cada sorriso, cada aprendizado e cada passo deles na horta.

Leia Também:  Seduc abre inscrições para o Exame Certificador de Educação de Jovens e Adultos 2026

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Peças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro

Publicados

em

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alfredo de Castro Araújo, no Jardim Maria Tereza, em Rondonópolis, realizou na noite do último dia 30 de setembro, com a presença maciça da comunidade escolar, o encerramento do Projeto de leitura “Prazer de Ler”. Em 11 anos de funcionamento da unidade, é a 10ª vez que o projeto é desenvolvido.

O Projeto de Leitura “Prazer de Ler” tem como  público-alvo todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo professores, equipe pedagógica e famílias. Desenvolvido ao longo do ano, a culminância envolveu a apresentação pelos alunos de peças teatrais e musicais sobre as leituras de obras de diversos autores, como Manoel de Barros, Maurício de Sousa, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, entre outros.

Conforme a direção, o projeto busca aproximar os estudantes dos livros de maneira prazerosa e significativa, respeitando as diferentes fases de aprendizagem. O objetivo principal é incentivar o hábito e o prazer pela leitura, desenvolvendo a compreensão leitora, a oralidade, a escrita e a imaginação dos alunos. Além disso, a leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da interpretação, da autonomia e do pensamento crítico.

Leia Também:  1º dia do ano letivo marcado por recepção calorosa na rede municipal

A diretora da EMEF Alfredo de Castro, Luziangela Pereira de Souza, avalia que os resultados do projeto têm sido muito positivos, com o aumento significativo do índice de leitura entre os alunos, fazendo com que a maioria deles seja leitores, e com grande envolvimento e participação dos pais. No geral, destaca que todos os índices da unidade melhoraram, principalmente o IDEB (que passou de 5,6 em 2023 para 6,4 em 2025).

Confira abaixo algumas das apresentações do encerramento do projeto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA