CUIABÁ

Diamantino

Prefeitura de Diamantino realiza terceira entrega de maquinários e equipamentos para cooperativas e associações do município

Publicados

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a terceira entrega de maquinários e equipamentos destinados a cooperativas, associações e comunidades rurais do município. A ação tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, ampliando o apoio à produção e garantindo mais estrutura para o trabalho no campo. 

Segundo a pasta, os equipamentos entregues são resultado de investimentos realizados com recursos próprios do município, além de parcerias com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar (PROMAQ), e do Governo Federal. 

Os maquinários e equipamentos foram cedidos às entidades por meio de termo de cessão de uso com vigência de 01 ano, de forma que possam ser utilizados de maneira organizada, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e o fortalecimento das atividades agrícolas desenvolvidas no município. 

Nesta etapa, foram contempladas diferentes entidades, que receberam máquinas e equipamentos.

A Associação de Produtores e Produtoras Bojui foi contemplada com uma calcareadeira verde de 5,5 toneladas, um trator Lovol 110 cv e um sulcador simples para cana da marca Baldan. Já a Comunidade Caju recebeu um misturador de ração e um triturador de grãos secos.

Leia Também:  Biblioteca-Parque de Diamantino recebe visita de estudantes da área rural do Bojuí

O Conselho Administrativo da Área Comunitária da Agrovila Bojui foi beneficiado com um trator YTO 110 cv. A Associação dos Mini e Pequenos Produtores do Córrego Grande – P.A. Diocese recebeu uma plantadeira e adubadora de 4 linhas e uma grade aradora de 14 discos.

A Associação da Agricultura Familiar Sustentável de Policultura (CEIBA) foi contemplada com uma grade aradora de 14 discos, uma grade niveladora de 28 discos, um distribuidor de adubo e calcário de 23 m³, um trator agrícola 80 cv New Holland, uma plantadeira e adubadora de 4 linhas e uma enxada rotativa com encanteirador.

Já a Cooperativa Agropecuária Diamantinense da Agricultura Familiar (COODAF) recebeu um caminhão Iveco Tector 24-280 tanque, com capacidade de 15.000 litros, além de uma grade niveladora de 32 discos.

O prefeito Chico Mendes ressaltou a importância dos investimentos contínuos na Agricultura Familiar, destacando o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor e o apoio aos produtores rurais.

“Esses equipamentos representam mais autonomia e mais produtividade para quem trabalha no campo. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a agricultura familiar e garantindo condições reais para que os produtores possam crescer e produzir cada vez mais.”

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto destacou o impacto da ação para o fortalecimento do setor.

Leia Também:  Esporte em Alta: Pôr do Sol Cultural recebe rodadas da 9ª Copa Bengalão Master

“Esse é um trabalho construído com planejamento e diálogo com as comunidades. Cada equipamento entregue representa mais eficiência, mais produção e mais oportunidades para os nossos produtores.”

O presidente da COODAF, Vanderlei Santos, também agradeceu pelo novo investimento e destacou a importância da parceria para o fortalecimento da cooperativa.

“Queremos agradecer mais esse investimento. Ele chega em um momento muito importante e vai contribuir diretamente para melhorar nossa estrutura e o atendimento aos produtores, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar.”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

“Dia D” da Campanha Antirrábica vacina mais de 1 mil animais em Diamantino

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (15.08) o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 na área urbana do município. A ação aconteceu em cinco pontos do Diamantino Histórico e resultou na vacinação de 1.197 cães e gatos.

Com o objetivo de prevenir a raiva e proteger os animais e a população, a campanha é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade e foi realizada nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Bairro da Ponte, Buriti, Pedregal e Central, além da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Lucas Rosa, falou sobre o resultado da mobilização.

“Chegar a 1.197 animais vacinados em um único dia é um resultado importante para o município. Quanto maior o número de cães e gatos imunizados, menor é o risco de circulação da raiva. Por isso, é fundamental que os tutores continuem participando da campanha e mantenham a vacinação dos seus animais em dia.”

O morador do bairro Buriti, João Oliveira, falou sobre os benefícios de contar com diferentes pontos de vacinação durante a campanha. 

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 65 ordens judiciais em seis municípios de Mato Grosso

“Todos os anos, conforme o calendário, a gente vem participando. É uma iniciativa muito boa, porque a vacinação vem para mais perto e facilita o acesso da população.”

Vacinação antirrábica passa a contar com ponto fixo 

A partir desta segunda-feira (17.08), a população também contará com um ponto fixo de vacinação antirrábica no Posto Ambiental de Diamantino, localizado na Travessa Comendador Henrique, Centro. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, até o dia 31 de agosto. 

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 continua no município com ações na zona rural e a realização do próximo “Dia D”, no dia 29 de agosto, na região do Novo Diamantino. A vacinação será realizada das 8h às 16h, sem pausa para o almoço, nas ESFs UniSaúde, Jardim Alvorada e Bom Jesus, além do bairro Altos da Serra e da Igreja São Cristóvão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA