CUIABÁ

Primavera do Leste

Projeto de tratamento com cetamina avança e beneficia pacientes atendidos pelo CAPS em Primavera do Leste

Publicados

Primavera do Leste

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mais uma importante etapa do projeto de tratamento com cetamina, reforçando o compromisso do município com a inovação e a ampliação da assistência em saúde mental.


Durante a ação, duas pacientes receberam cetamina por via subcutânea com segurança e dentro de todos os protocolos estabelecidos, representando mais um avanço na oferta de uma alternativa terapêutica para pessoas com depressão resistente, ideação suicida e anos de sofrimento.


O médico psiquiatra responsável pelo projeto destacou a importância deste momento para a consolidação da iniciativa no município.


“As duas pacientes receberam cetamina subcutânea com segurança e sucesso, dentro de tudo aquilo que planejamos. Foi um passo muito importante para oferecer uma nova possibilidade terapêutica a pessoas com depressão resistente, ideação suicida e anos de sofrimento.”


O especialista também agradeceu à secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, pelo apoio à implantação e ao desenvolvimento do projeto.

Leia Também:  O fim da Moratória da Soja e o reequilíbrio das regras no agronegócio


“Muito obrigado por acreditar nessa iniciativa e por apoiar um cuidado em saúde mental mais humano, moderno e resolutivo. Hoje foi um dia que certamente marca um avanço importante para o nosso município e, principalmente, para os pacientes que mais precisam.”


A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo em estratégias inovadoras e baseadas em evidências científicas para fortalecer a rede de atenção psicossocial. O avanço do projeto reafirma o compromisso da gestão municipal em oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e resolutivo para a população de Primavera do Leste.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Assistência Social promove pit-stop de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira (23) um pit-stop alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização aconteceu na Avenida Cuiabá, em frente à rotatória do Primacred, e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.


A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e buscou orientar motoristas, pedestres e comerciantes sobre os riscos e consequências do trabalho infantil, além de divulgar os canais de denúncia disponíveis para a população.


O principal símbolo da campanha é o cata-vento de cinco pontas coloridas, utilizado mundialmente nas mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil. As cinco pontas representam os continentes habitados do planeta, enquanto as cores simbolizam o respeito à diversidade racial, cultural e de gênero. O movimento do cata-vento remete à infância, que deve ser marcada por brincadeiras, aprendizado, proteção e desenvolvimento saudável.


Leia Também:  Educação de Primavera do Leste participa do lançamento da 3ª edição do Programa GEMTE

A campanha também reforça mensagens utilizadas internacionalmente, como o slogan: “Cartão vermelho ao trabalho infantil: jogo limpo para as crianças, trabalho digno para os adultos”, destacando a necessidade de garantir oportunidades adequadas para crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que se promove trabalho decente para os adultos.


Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, o trabalho infantil é caracterizado por qualquer atividade realizada por crianças ou adolescentes abaixo da idade permitida por lei e que possa comprometer seu desenvolvimento físico, psicológico, social ou educacional.


Durante a mobilização, os participantes distribuíram materiais informativos e orientaram a população sobre a importância da denúncia. O principal canal para comunicar situações de violação de direitos é o Disque 100, serviço nacional gratuito e sigiloso que recebe denúncias de trabalho infantil e outras formas de violência contra crianças e adolescentes.


A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça que o combate ao trabalho infantil é uma responsabilidade de toda a sociedade e que ações de conscientização são fundamentais para garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer e às oportunidades necessárias para um desenvolvimento pleno e seguro.

Leia Também:  UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA