CUIABÁ

Diamantino

Prefeitura convida comunidade rural para participar das oficinas de construção do Plano Municipal de Agricultura Familiar e Indígena

Publicados

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, convida agricultores familiares, assentados, comunidades indígenas, lideranças rurais, associações e toda a população interessada para participar das Oficinas Participativas de Construção do Plano Municipal de Agricultura Familiar e Indígena (PMAFI).

A iniciativa tem como objetivo ouvir a comunidade, identificar as principais demandas do setor e construir, de forma coletiva, estratégias e ações que contribuam para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades indígenas do município.

As oficinas serão realizadas em três comunidades rurais do município. O primeiro encontro acontece no dia 30 de junho, no Assentamento Bojuí, das 13h às 17h, no Centro Comunitário do Assentamento. 

Em seguida, no dia 02 de julho, a oficina será realizada no Assentamento Caeté, também das 13h às 17h, no Salão da Igreja Católica, localizado ao lado do Posto de Saúde. Já no dia 04 de julho, o encontro ocorrerá na comunidade de Córrego Grande, das 13h às 17h, na propriedade da Sra. Irene, no Laticínio Monte Verde. 

Leia Também:  Município disponibiliza sistema automatizado para regularização de vendedores ambulantes

Segundo a pasta, as oficinas serão espaços de diálogo e participação social, onde os moradores poderão compartilhar experiências, apontar desafios e apresentar sugestões que servirão de base para a elaboração do plano, instrumento que orientará futuras políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável de Diamantino.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, destacou que a participação da comunidade é essencial para a construção de um plano que atenda às reais necessidades dos produtores e das comunidades rurais do município.

“A participação da comunidade é fundamental para garantir que o plano contemple as necessidades dos produtores rurais, promovendo mais oportunidades, fortalecendo a produção e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo.”

A ação é realizada pelo Consórcio Oeste de Mato Grosso, PCI, Produzindo Certo, IPAM Amazônia e Proforest, em parceria com a Prefeitura de Diamantino e com apoio da EMPAER, Governo de Mato Grosso, UNEMAT e APRAPA. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

“Dia D” da Campanha Antirrábica vacina mais de 1 mil animais em Diamantino

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (15.08) o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 na área urbana do município. A ação aconteceu em cinco pontos do Diamantino Histórico e resultou na vacinação de 1.197 cães e gatos.

Com o objetivo de prevenir a raiva e proteger os animais e a população, a campanha é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade e foi realizada nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Bairro da Ponte, Buriti, Pedregal e Central, além da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Lucas Rosa, falou sobre o resultado da mobilização.

“Chegar a 1.197 animais vacinados em um único dia é um resultado importante para o município. Quanto maior o número de cães e gatos imunizados, menor é o risco de circulação da raiva. Por isso, é fundamental que os tutores continuem participando da campanha e mantenham a vacinação dos seus animais em dia.”

O morador do bairro Buriti, João Oliveira, falou sobre os benefícios de contar com diferentes pontos de vacinação durante a campanha. 

Leia Também:  Polícia Civil localiza corpo durante investigação de desaparecimento em Rondonópolis

“Todos os anos, conforme o calendário, a gente vem participando. É uma iniciativa muito boa, porque a vacinação vem para mais perto e facilita o acesso da população.”

Vacinação antirrábica passa a contar com ponto fixo 

A partir desta segunda-feira (17.08), a população também contará com um ponto fixo de vacinação antirrábica no Posto Ambiental de Diamantino, localizado na Travessa Comendador Henrique, Centro. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, até o dia 31 de agosto. 

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 continua no município com ações na zona rural e a realização do próximo “Dia D”, no dia 29 de agosto, na região do Novo Diamantino. A vacinação será realizada das 8h às 16h, sem pausa para o almoço, nas ESFs UniSaúde, Jardim Alvorada e Bom Jesus, além do bairro Altos da Serra e da Igreja São Cristóvão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA