CUIABÁ

Primavera do Leste

Prefeitura busca novas parcerias para fortalecer o desenvolvimento econômico de Primavera do Leste

Publicados

Primavera do Leste

O prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma reunião institucional com o empresário Blairo Maggi, uma das principais lideranças do agronegócio brasileiro. O encontro também contou com a presença do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Máximo, o Maninho.


Também participaram da reunião o presidente do CTG Querência Distante, Jerri Bica, e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso (MTG-MT), Mauro Geraldo, que apresentaram o projeto do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART 2027), evento que será realizado em Primavera do Leste.


A agenda teve como objetivo apresentar o potencial econômico de Primavera do Leste, estreitar o relacionamento institucional com o Grupo Maggi e reforçar o compromisso da administração municipal em apoiar novos investimentos e o desenvolvimento da cidade.


Atualmente, Blairo Maggi integra o grupo controlador da FS Bioenergia, empresa referência nacional na produção de etanol de milho, nutrição animal e bioenergia, que possui uma importante unidade instalada em Primavera do Leste, contribuindo para a geração de empregos, renda e fortalecimento da economia local.

Leia Também:  Prefeitura de Primavera do Leste abre inscrições para o 3º edital do programa Quem Ama Cuida


Durante o encontro, a comitiva apresentou o projeto do FENART 2027, destacando a importância do evento para o fortalecimento da cultura tradicionalista, do turismo e da economia local. A iniciativa busca ampliar a captação de recursos junto à iniciativa privada para garantir a realização de um dos maiores encontros tradicionalistas do país.


De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, a visita representa mais um passo na construção de parcerias que impulsionem o crescimento do município.


“Foi uma visita institucional em que o prefeito apresentou Primavera do Leste e colocou toda a gestão à disposição do Grupo Maggi e da FS Bioenergia para fortalecer essa parceria. Também aproveitamos a oportunidade para apresentar, junto com o presidente do CTG Querência Distante, Jerri Bica, e o presidente do MTG-MT, Mauro Geraldo, o projeto do FENART 2027, que será realizado em nossa cidade. Já contamos com a aprovação na Lei Rouanet e agora buscamos, junto às empresas, captar recursos para viabilizar esse grande evento. Estamos no caminho certo para fazer um festival histórico em Primavera do Leste”, destacou.

Leia Também:  Primavera do Leste fortalece articulações durante segundo dia da GreenFarm 2026


O prefeito Sérgio Machnic ressaltou que o diálogo permanente com empresários e investidores fortalece o ambiente de negócios e amplia as oportunidades para o município.


“Primavera do Leste vive um momento de crescimento e desenvolvimento, e nosso papel é construir pontes com quem acredita no potencial da nossa cidade. Fortalecer o relacionamento com empresas que já investem aqui e buscar apoio para projetos que movimentam a economia e valorizam a nossa cultura é uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou.


A Prefeitura de Primavera do Leste segue trabalhando para criar um ambiente favorável aos investimentos, incentivar o desenvolvimento econômico e promover iniciativas que gerem emprego, renda e qualidade de vida para toda a população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Primavera do Leste encerra Semana Farroupilha e se prepara para receber encontro nacional em 2027

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste participou, neste domingo (20), do almoço de encerramento da Semana Farroupilha, realizado no CTG Querência Distante. Ao longo da semana, diversas atividades foram promovidas para celebrar e fortalecer a cultura e a tradição gaúcha no município, entre elas mateadas, apresentações de danças, jogos e momentos de integração entre as famílias e a comunidade tradicionalista.


A programação também marcou um momento importante para Primavera do Leste, que se prepara para receber, em 2027, o Encontro Nacional dos CTGs (Nacional 2027), promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de julho de 2027, na sede do CTG Querência Distante, reunindo delegações de diferentes regiões do país.


Considerado um dos principais encontros da tradição gaúcha no Brasil, o Nacional 2027 reunirá competições de dança, música, declamação, chula, trova e provas campeiras. A programação também contará com o 6º Encontro de Gestores Jovens, ampliando a participação de novas gerações no movimento tradicionalista.


A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas passem pelo município durante os dias de evento, movimentando o turismo, o comércio e o setor de serviços e ampliando a visibilidade de Primavera do Leste em âmbito nacional.


Durante o encerramento da Semana Farroupilha, o prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da parceria entre o Município e o CTG para a realização do evento e reforçou o convite para que pessoas de todo o país conheçam Primavera do Leste.

Leia Também:  Seduc lança pós-graduação para capacitar profissionais no atendimento a alunos com TEA


“Jherry, conte com o nosso total apoio. A Prefeitura, dedicará todos os seus esforços  em todas as pastas e setores  para promover Primavera do Leste em âmbito nacional. Queremos que o Brasil conheça o nosso município, participe de nossas iniciativas e sinta-se plenamente acolhido em nossa terra, pois vocês são parte fundamental desta história. Devemos esta celebração aos pioneiros gaúchos que, na década de 70, chegaram ao Mato Grosso e iniciaram o desenvolvimento desta cidade. Esta festa é, portanto, uma homenagem a todos os gaúchos, paranaenses e catarinenses. Convidamos o Brasil para este grande evento, que ocorrerá de 22 a 25 de julho de 2027”, afirmou.


Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, a realização do Nacional dos CTGs representa uma oportunidade para ampliar a visibilidade do município e fortalecer diferentes setores da economia local.


“Receber o Nacional dos CTGs em Primavera do Leste é uma oportunidade de mostrar o potencial do nosso município para todo o Brasil. Um evento desse porte movimenta a economia, fortalece o turismo, gera oportunidades para o comércio e para os prestadores de serviços e amplia a visibilidade da nossa cidade. Estamos trabalhando para que todos que chegarem aqui encontrem uma cidade preparada para receber bem e queiram retornar depois do evento.”


O secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, também destacou a importância da preservação das tradições e da participação da comunidade na construção do evento.

Leia Também:  Primavera do Leste fortalece articulações durante segundo dia da GreenFarm 2026


“A Semana Farroupilha mostra a força e a riqueza da cultura tradicionalista em Primavera do Leste, e sediar o Nacional dos CTGs amplia ainda mais essa importância. Será um momento de valorizar nossas raízes, reconhecer a contribuição dos pioneiros e proporcionar ao público uma grande celebração da cultura gaúcha. A Secretaria de Cultura estará junto nessa construção para que Primavera do Leste receba esse evento com a grandeza que ele merece.”


A realização do Nacional 2027 contará com a união entre o CTG Querência Distante, a Prefeitura de Primavera do Leste, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, além da patronagem do CTG e demais parceiros envolvidos na organização.


O encerramento da Semana Farroupilha reforçou ainda a importância da cultura tradicionalista para a história de Primavera do Leste e para a formação da identidade do município. A presença das tradições gaúchas está diretamente ligada à trajetória dos pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e ajudaram a construir parte de sua história.


Com o Nacional 2027, Primavera do Leste terá a oportunidade de receber visitantes de diferentes regiões do país, valorizar sua história e fortalecer a integração entre cultura, turismo, comércio e desenvolvimento econômico. A Prefeitura e o CTG Querência Distante seguem unidos na preparação para receber o evento e celebrar a tradição gaúcha em um dos grandes encontros previstos para o calendário nacional de 2027.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA