CUIABÁ

Sinop

Inscrições abertas: 10ª Conferência Municipal de Saúde de Sinop busca debater desafios e avanços do SUS

Publicados

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza na próxima terça-feira (16) a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Sinop. O evento tem como objetivo discutir os avanços da saúde pública, avaliar os desafios atuais e construir propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos âmbitos municipal, estadual e federal. A conferência ocorrerá no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no Jardim Imperial, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://www.sinop.mt.gov.br/10–conferencia-municipal-de-saude.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência servirá como espaço de diálogo entre gestores, trabalhadores da saúde, usuários do SUS e representantes da sociedade civil. A proposta é garantir ampla participação popular na definição de diretrizes que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, fará uma palestra sobre o cenário atual da saúde pública em Sinop e as perspectivas para os próximos anos. “A importância da conferência é justamente ouvir a população para que possamos resolver os problemas da saúde nos quatro cantos da cidade. O evento vem para dialogar com os participantes para que possamos resolver diretamente os problemas de cada cidadão sinopense, de cada bairro e de cada setor”, disse.

Leia Também:  Murilo Benício elimina 12 quilos após tratamento com nutróloga: 'Veja antes e deois'

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yury Bezerra, destacou que a conferência representa um dos principais instrumentos de participação social na construção das políticas públicas de saúde. “O objetivo da conferência é a participação popular, tanto de trabalhador da saúde, gestor e usuário do SUS, para que essas pessoas construam propostas de melhoria da saúde, seja a nível municipal, estadual e federal. A programação foi feita para mobilizar para que as pessoas consigam fazer essas propostas e sugestões. O evento contará com palestras e salas de construção de propostas, baseadas em eixos temáticos”, afirmou.

Durante a programação da manhã, os participantes acompanharão palestras voltadas à realidade da saúde pública no município e no país. Entre os temas previstos estão o desenvolvimento de Sinop, o financiamento do SUS, a sustentabilidade fiscal, os modelos de atenção à saúde e os desafios relacionados às emergências climáticas e à justiça socioambiental.

No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos para leitura, debates e elaboração de propostas. As discussões ocorrerão em quatro eixos: Democracia, saúde como direito e soberania nacional; financiamento adequado e suficiente para o SUS; desafios da saúde diante das emergências climáticas e da justiça socioambiental; e modelo de atenção à saúde com territórios integrados e cuidado integral.

Leia Também:  Sinop sedia 2ª edição da Oficina de Planejamento Regional Integrado de MT

As propostas construídas durante os grupos de trabalho serão apresentadas e submetidas à aprovação dos participantes. Ao todo, serão definidas 12 propostas que representarão Sinop na etapa estadual da conferência. Também ocorrerá a eleição dos delegados que participarão da 10ª Conferência Estadual de Saúde.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça combate ao assédio e amplia mecanismos de proteção no serviço público

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop reforça, nesta semana, as ações de prevenção e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho, com uma capacitação direcionada a gestores, lideranças e servidores municipais. A iniciativa integra uma política de valorização do funcionalismo e de proteção das pessoas que atuam no serviço público, com foco na construção de relações profissionais baseadas no respeito, na ética e na segurança.

Promovida pela Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Administração e Modernização, a palestra “Relações Saudáveis, Ambientes Seguros: Prevenção e Combate ao Assédio” será realizada nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Plenário da Secretaria de Administração e Modernização. A programação aborda a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e de outras formas de violência no ambiente profissional.

A primeira turma, nesta terça-feira (22), será destinada exclusivamente a gestores e lideranças, como parte integrante das ações de combate à essa prática. A proposta é ampliar o conhecimento sobre como identificar, prevenir e encaminhar situações que possam comprometer um ambiente de trabalho saudável.

Para o prefeito Roberto Dorner, a valorização do servidor público passa também pela garantia de um ambiente profissional pautado pelo respeito e pela responsabilidade.

“Nós queremos um serviço público cada vez melhor e isso passa, primeiro, pelas pessoas que fazem a Prefeitura funcionar todos os dias. O servidor precisa ter respeito, segurança e tranquilidade para exercer sua função. Da mesma forma, não podemos admitir comportamentos que desrespeitem ou constranjam qualquer pessoa dentro do ambiente de trabalho. Prevenir, orientar e apurar são responsabilidades da gestão.”

Proteção começa pela prevenção

A capacitação ocorre em um momento em que a Prefeitura amplia a orientação aos servidores e, especialmente, às pessoas que ocupam funções de liderança. A escolha de iniciar a programação com gestores busca fortalecer a responsabilidade de quem coordena equipes na identificação de comportamentos inadequados e na condução correta de eventuais situações de assédio.

Leia Também:  32º Estetika discute as novas demandas da saúde estética

A iniciativa também reforça que a prevenção não depende apenas da existência de denúncias. A construção de um ambiente saudável envolve informação, orientação, respeito nas relações profissionais e conhecimento dos canais disponíveis para comunicação de situações que precisam ser analisadas.

Prefeitura possui canal para denúncias e proteção ao denunciante

A Ouvidoria Geral Municipal é um dos canais disponíveis para o registro de manifestações relacionadas à Administração Pública. O sistema recebe reclamações, denúncias, solicitações de providências, sugestões e elogios e permite manifestações identificadas, sigilosas ou anônimas, observadas as regras aplicáveis a cada modalidade.

O Município classifica denúncias envolvendo assédio entre as manifestações graves, que recebem prioridade na triagem interna da Ouvidoria. O órgão também informa que o denunciante identificado pode solicitar sigilo das informações.

Outro mecanismo previsto é a proteção contra retaliação. Conforme as informações disponibilizadas pela própria Prefeitura, o Decreto Municipal nº 092/2023 estabelece medidas para salvaguardar a identidade de denunciantes, incluindo procedimentos de proteção das informações quando a manifestação é encaminhada para as unidades responsáveis pela apuração.

Atualmente, a Ouvidoria Geral Municipal funciona na Rua das Avencas, nº 1541, Sala D, Setor Comercial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. As manifestações também podem ser registradas pelo WhatsApp (66) 99227-4551 e pelo e-mail ouvidoria@sinop.mt.gov.br.

Legislação estabelece critérios para ocupação de cargos comissionados

Além das ações de orientação e prevenção, Sinop possui legislação específica que estabelece critérios para a nomeação em cargos comissionados.

Em 2021, a Prefeitura sancionou a Lei Municipal nº 3.012/2021, que vedava a nomeação, para cargos comissionados do Executivo e da Administração Pública Indireta, de pessoas condenadas definitivamente nos termos da Lei Maria da Penha.

A legislação municipal foi posteriormente ampliada. A Lei nº 3.512/2025, sancionada em 18 de julho de 2025, revogou expressamente as Leis nº 3.012/2021 e nº 3.018/2021 e passou a estabelecer uma vedação mais abrangente para nomeações em cargos em comissão.

Leia Também:  PADRONIZAÇÃO NO AURILIA CURVO

Pela legislação atualmente indicada, a vedação alcança pessoas condenadas, com trânsito em julgado, por crimes de violência contra crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo hipóteses previstas na Lei Maria da Penha, na Lei Henry Borel, no Estatuto da Pessoa com Deficiência e no Código Penal, conforme as situações descritas na própria norma.

A Lei nº 3.512/2025 também determina que, no ato da posse, sejam exigidas certidões negativas criminais das Justiças Estadual, Federal e Militar, além de declaração do interessado de que não se enquadra nas hipóteses previstas na legislação.

Valorização de quem faz o serviço público

A política de enfrentamento ao assédio também está relacionada à valorização da maioria dos servidores que desempenham suas funções com compromisso, respeito e responsabilidade.

A proposta da Prefeitura é fortalecer uma cultura institucional em que situações inadequadas não sejam naturalizadas e em que servidores tenham segurança para procurar os canais oficiais quando identificarem ou vivenciarem situações que possam configurar assédio ou outras violações.

“Temos milhares de servidores que trabalham diariamente para atender a população e prestar um serviço público de qualidade. Valorizar essas pessoas também significa garantir um ambiente em que elas sejam respeitadas. Ao mesmo tempo, precisamos ter mecanismos para que qualquer situação que fuja dos princípios da Administração seja recebida, analisada e, quando comprovada, tenha a responsabilização cabível”, reforça o prefeito Roberto Dorner.

A Prefeitura destaca que denúncias devem ser encaminhadas pelos canais oficiais para que possam ser devidamente analisadas, preservando-se o direito à ampla defesa e ao contraditório nos procedimentos em que esses direitos sejam aplicáveis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA