CUIABÁ

Rondonópolis

Caminhada encerra campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Rondonópolis

Publicados

Rondonópolis

A Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e de Educação, participou da caminhada de conscientização sobre o abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento realizado pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) reuniu centenas de pessoas, entre representantes de entidades e órgãos que atuam na proteção de crianças e adolescentes e alunos de escolas municipais. A caminhada teve início na Praça dos Carreiros e terminou na Praça Brasil na manhã desta quinta-feira (28).

Conforme o presidente do CMDCA, Wagner Bolonhesi, a caminhada marca o encerramento das ações desenvolvidas neste Maio Laranja, que marca o mês de mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “A caminhada é um ato simbólico de união do público, das famílias e das instituições pelo combate e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes e é realizada em todo o Brasil”, destacou.

Marcos Miraglia/Gcom

A intenção das ações desenvolvidas ao longo do mês de maio, como explica Bolonhesi, é levar informações para a sociedade sobre os sinais de abuso e de exploração sexual contra crianças e adolescentes e de como reconhecer esses sinais, e então, contribuir para que o silêncio seja rompido e as denúncias sejam feitas. 

Leia Também:  Polícia Militar prende cinco suspeitos por furtar 480 litros de diesel de fazenda

“É preciso proteger as crianças, por isso, é fundamental que os sinais de abuso sejam reconhecidos. Essa campanha vem justamente para que a gente consiga passar para a população a importância de entender esses sinais e de denunciar, porque jamais podemos deixar de denunciar. As crianças e adolescentes que sofrem essa violência precisam do nosso apoio”, disse.

O presidente do CMDCA ainda destacou que durante este mês de maio foram realizadas palestras em escolas, para as equipes dos Cras e dos centros de convivência, com o objetivo de mobilizar e explicar qual é o motivo da campanha, que é ensinar a sociedade a identificar os sinais de abuso e de exploração sexual contra as crianças e adolescentes.

Marcos Miraglia/Gcom

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

População estimada de Rondonópolis chega a 268.202 pessoas em 2026

Publicados

em

A cidade de Rondonópolis chegou a uma população estimada em 268.202 pessoas em 2026, segundo as estimativas da população, divulgadas nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2026.

A nova estimativa representa um crescimento de 1,70% em relação ao dado de 2025, quando Rondonópolis aparecia com 263.708 habitantes. Esse avanço é bem superior ao verificado no Brasil, que teve um crescimento populacional de apenas 0,37% em relação a 2025. Nisso, se enquadra no seleto grupo de municípios brasileiros com taxas de crescimento maiores que 1%.

Em termos de Mato Grosso, Rondonópolis segue como o terceiro município mais populoso do estado, ficando atrás de Cuiabá (698.917 pessoas) e Várzea Grande (323.172). O município que aparece logo atrás de Rondonópolis é Sinop, agora com 231.452 habitantes.

No Centro-Oeste, Rondonópolis figura como a nona cidade mais populosa, atrás apenas de Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá, Aparecida de Goiânia (GO) e Anápolis (GO). Rondonópolis aparece à frente de cidades como Dourados (MS), com 266.950 pessoas, e Rio Verde (GO), com 244.881 pessoas.

Leia Também:  Seduc divulga resultado final do MT no Mundo e confirma embarque de estudantes e professores para a Inglaterra

O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

O estado de Mato Grosso, por sua vez, aparece com uma população estimada em 3.950.330 pessoas, com um crescimento de 1,45% no ano.

 

 Maiores populações em Mato Grosso:

Cuiabá: 698.917

Várzea Grande: 323.172

Rondonópolis 268.202

Sinop: 231.452

Sorriso: 128.727

Tangará da Serra: 116.637

Lucas do Rio Verde: 99.291

Primavera do Leste: 99.053

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA