CUIABÁ

Cidades

Comissão aprova criação do projeto

Publicados

Cidades

SECOM | Câmara Municipal de Cuiabá 

Na tarde deste segunda-feira (6), foi votado pela Comissão da Criança e do Adolescente (CCA) o processo n° 15431/2026.  Estavam presentes à deliberação o presidente da comissão, vereador Rafael Ranalli (PL), e o vice-presidente da CCA, parlamentar Eduardo Magalhães (Republicanos).  

De autoria do Executivo, o projeto institui a criação do programa “Siminino”, que atende ao público masculino infantojuvenil da capital. Com foco em esporte, lazer, cultura, saúde, educação e artes, com intuito também de combater a exploração do trabalho infantil e evasão escolar. 

A principal inspiração para a criação do projeto é o já existente programa “Siminina”, criado e consolidado há quase 20 anos na busca por atender jovens moradoras de Cuiabá, em contraturno escolar e em situação de vulnerabilidade, com atividades de diversos tipos.  

Ao ser aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) o projeto de lei foi submetido à análise do mérito pela CCA, seguindo para votação em  Plenário.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Confira a programação da semana em comemoração aos 298 anos de Diamantino
Propaganda

Diamantino

Prefeitura de Diamantino e Ministério Público cobram providências da concessionária de água

Publicados

em

O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e da Procuradoria-Geral do Município, participou, na última terça-feira (6 de outubro), de uma reunião com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Diamantino, representantes da concessionária Águas de Diamantino e da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF), para tratar de questões relacionadas à prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

A reunião ocorreu no âmbito de um inquérito civil em andamento no Ministério Público e abordou questões contratuais, técnicas e administrativas relacionadas à prestação dos serviços, além das providências necessárias para atender às demandas da população.

Durante a reunião, o prefeito Chico Mendes reforçou a necessidade de soluções para os problemas no abastecimento de água e destacou a atuação do município junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento dos serviços.

“A população não pode continuar enfrentando problemas com a falta de água. Já tivemos reuniões com o Ministério Público e a AGIRF, que também está atuando na fiscalização e aplicou multas à concessionária. Nosso objetivo é que a Águas de Diamantino cumpra suas responsabilidades e que a água chegue às casas das famílias com regularidade”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura busca solução para garantir renda e legalidade a comerciantes de peixes do Praeirinho

A administração municipal também trabalha na proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014, com o objetivo de estabelecer novas exigências relacionadas à qualidade dos serviços, às metas de atendimento e à prestação dos serviços à população.

O procurador-geral do Município, Dr. Éder Pereira Assis, explicou as medidas que estão sendo avaliadas pela administração municipal.

“A revisão do contrato busca estabelecer metas e indicadores de resultados mais claros, além de prever um plano e protocolo para situações emergenciais. Também estamos trabalhando na revisão das metas de cobertura do esgotamento sanitário, em consonância com o Marco Legal do Saneamento Básico, entre outros pontos necessários para atualizar o contrato e melhorar o acompanhamento dos serviços prestados à população.”

De acordo com informações divulgadas pela AGIRF, a agência reguladora aplicou cinco multas à concessionária Águas de Diamantino, que somam R$ 1.790.653,36. As penalidades estão relacionadas a falhas identificadas na prestação dos serviços, incluindo problemas no abastecimento de água e no sistema de esgotamento sanitário.

Leia Também:  Comissão especial será presidida por Dra. Mara e acompanhará denúncia de assédio contra ex-secretário

As autuações decorreram de reclamações recebidas e acompanhadas pela Ouvidoria, além de irregularidades constatadas durante as ações de fiscalização da agência.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA