CULTURA
Blocos clássicos animam crianças e adultos no carnaval de Brasília
CULTURA
Blocos tradicionais tomam conta do carnaval da capital do país nesta segunda-feira (16).

A diversão da criançada foi garantida com o Pintinho de Brasília, com muito frevo, alegria e fantasias, no Setor de Autarquias Sul.
Criado em 2018, o bloco é a versão infantil do tradicional Galinho de Brasília, com inspiração no Galo da Madrugada, de Recife.
O tema deste ano é “Galinho frevando rumo ao hexa”. A diretora do Pintinho de Brasília, Wendy Domingues, explica como surgiu a ideia do bloco infantil.
“Pensamos com muito carinho e fizemos o Pintinho para trazer para a criança, já, a alegria que é a cultura nordestina, pernambucana. Eles amam os bonecos gigantes, adoram os estandartes. Para entenderem a importância de todo mundo ser representado”.
O professor Rodrigo Magalhães, pai de duas crianças, levou a família para curtir a festa.
“Trouxe minha mãe também. A gente gosta muito do carnaval pernambucano, e é muito legal ter em Brasília um bloco que recupera essa tradição”.
A filha do Rodrigo, Dália Magalhães, conta o que mais gosta no bloco: “eu acho muito legal as danças, decorações, maquiagens. Eu amo muito”..
A servidora pública Mariela Carvalho já botou a filha de dois anos e seis meses na folia.
“Ela é encantada por música, então é um bloco adequado para a família pular, curtir, cantar”.
Há 34 anos, o Galinho de Brasília arrasta milhares de foliões. A festa conta com cortejo, trio elétrico, trenzinho do frevo, bonecos gigantes, além de orquestras e DJs.
O presidente do Galinho de Brasília, Romildo de Carvalho Júnior, comenta o amor que tem pelo bloco.
“Fazer o carnaval é um prazer. A gente só brinca com isso por causa do amor e paixão pelo bloco. Se a gente para de fazer, a sensação é de deixar o povo órfão de algo que é legal, alegre. E a gente faz a defesa do frevo, patrimônio cultural imaterial do Brasil e da humanidade”.
Baratona
O tradicional Bloco Baratona entra em cena, no Parque da Cidade nesta segunda.
Criado há 50 anos, o bloco garante a festa ao som das bandas Baratinha, Baratona e Portadores da Alegria. Muita animação e música para todas as idades.
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA5 dias atrásForça Tática prende dois homens suspeitos por roubos a postos de combustíveis em Cuiabá
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEventos de julho impulsionam turismo em Angra dos Reis
-
CURIOSIDADES7 dias atrásFérias transformam leitura em brincadeira e conexão
-
CURIOSIDADES6 dias atrásMaior festival de dança do mundo é brasileiro
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil deflagra ação contra núcleo de facção criminosa em Campos de Júlio


