CULTURA
Viva Maria celebra o dia mundial do Rádio
CULTURA
Alô, alô, amigas e amigos do rádio, que mais do que nunca hoje nos conecta com o mundo através da ONU, que em 1946 começou as suas transmissões. Vamos ouvir um pouco dessa história. 

“ As transmissões começaram em um estúdio improvisado em Nova Iorque 70 anos depois, os estúdios e a redação da Rádio ONU estão localizados na sede da organização em Manhattan. São cerca de 60 funcionários nascidos em dezenas de países das Américas à Ásia, incluindo o Brasil, China, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Moçambique, Ucrânia, Síria e Tanzânia. Por dia são produzidas cerca de 100 reportagens, além de programas especiais, vídeos e entrevistas em vários idiomas, incluindo as seis línguas oficiais, inglês, árabe, chinês, francês, russo e espanhol. A Rádio ONU também tem duas equipes de idiomas não-oficiais, falados por centenas de milhões de habitantes. O suaílil na África e o português.”
E o grande dia chegou, 13 de fevereiro, é o Dia Mundial do Rádio. Uma data que a gente comemora aqui nas ondas sonoras da nossa Nacional, há 15 anos, porque em 2011 foi quando a Unesco começou a celebrar essa data, que tem uma conexão direta com a primeira transmissão radiofônica realizada pela Rádio das Nações Unidas em 1946. De lá para cá a gente está aí, sempre em sintonia, sem perder jamais a frequência.
E esse ano, celebrando de forma muito especial a inteligência artificial. E para falar da importância dessa iniciativa, de escolher inclusive essa temática, já está comigo a Representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, seja muito bem-vinda ao nosso Viva Maria!
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO4 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES6 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
JURÍDICO4 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásMinistros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Não podemos retroceder”, diz Coronel Fernanda ao rebater Cattani sobre feminicídio; VEJA VÍDEO
-
ESPORTES2 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA5 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial


