CULTURA
Viva Maria homenageia Carmen Miranda
CULTURA
Saudações carnavalescas! Neste Carnaval, o Rei Momo já está reinando em todo o Brasil com tudo que tem direito, mas hoje há uma homenagem especial a uma Maria que nasceu justo em 9 de fevereiro de 1909 e que se projetou nacional e internacionalmente como a pequena notável: Carmen Miranda.

“Ai, o que que a baiana tem? Meu Deus! Que é que a baiana tem?” A pergunta ecoa até hoje a energia e o gingado que transformaram Carmen em um ícone do imaginário cultural brasileiro.
Para celebrar os 117 anos de nascimento de Carmen Miranda, o Viva Maria recebe o artista plástico Zello Visconti.
Nesta edição, ele fala da presença da cantora em sua obra como força inspiradora de seu trabalho. Confira no player!
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende dois homens suspeitos por roubos a postos de combustíveis em Cuiabá
-
CURIOSIDADES4 dias atrásEventos de julho impulsionam turismo em Angra dos Reis
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFérias transformam leitura em brincadeira e conexão
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil deflagra ação contra núcleo de facção criminosa em Campos de Júlio
-
CURIOSIDADES5 dias atrásMaior festival de dança do mundo é brasileiro
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende suspeito por tentativa de homicídio em Ribeirão Cascalheira
-
CURIOSIDADES6 dias atrásAtrações turísticas fortalecem Sorocaba


