CUIABÁ

Cidades

Cuiabá lança Centro de Referência Paralímpico e realiza o 1º Festival Paradesportivo

Publicados

Cidades

Cuiabá dá um passo histórico rumo à inclusão e ao fortalecimento do esporte paralímpico. No sábado, 7 de fevereiro de 2026, das 8h às 11h, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promove o 1º Festival Paradesportivo de Cuiabá, no Complexo Esportivo Dom Aquino. O evento marca também o lançamento oficial do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cuiabá (CRPB-CBA), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Clique aqui para se inscrever.

Voltado a crianças, adolescentes e jovens a partir de 7 anos, o festival visa proporcionar às pessoas com deficiência a vivência de modalidades paradesportivas e paralímpicas, ampliando o acesso ao esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento humano e qualidade de vida.

Durante o evento, serão abertas as inscrições para diversas modalidades paralímpicas ofertadas pelo CRPB-CBA, entre elas natação, atletismo, bocha, tênis de mesa, badminton, tiro com arco, goalball e rugby em cadeira de rodas. Os inscritos terão direito a participar das atividades de iniciação esportiva, com acompanhamento técnico especializado.

Os Centros de Referência Paralímpicos integram o Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, cujo propósito é aproveitar estruturas esportivas existentes em todas as regiões do país para ofertar modalidades paralímpicas desde a base até o alto rendimento. Em Cuiabá, o CRPB-CBA atenderá pessoas com deficiências elegíveis para o esporte Paralímpico, sendo elas: física, visual e intelectual (CID F79.0 ao F79.9), contribuindo para a formação de novos atletas e para a consolidação de uma política pública inclusiva.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza Operação Cata-Treco em diversos bairros de 2 a 7 de fevereiro

Para o secretário adjunto municipal de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, a iniciativa representa um avanço estruturante para a cidade. Segundo ele, a parceria com o CPB possibilita implantar um programa consistente de iniciação esportiva paralímpica para crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que cria condições para o desenvolvimento do treinamento de alto rendimento. “Trata-se de uma ação estratégica que amplia oportunidades e fortalece o esporte paralímpico em Cuiabá”, destacou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, reforça que o Centro de Referência poderá atender estudantes da rede de ensino e de instituições especializadas, ampliando o alcance social da iniciativa. “Seguimos firmes no objetivo de democratizar o acesso ao esporte e promover inclusão com responsabilidade e planejamento”, afirmou.

À frente da coordenação do CRPB-CBA, o professor Altemir Trapp, responsável pelo projeto, ressaltou o impacto da implantação do Centro na capital. Com mais de 15 anos de atuação no esporte paralímpico, ele destacou que a iniciativa fortalece o desenvolvimento da modalidade de forma estruturada, inclusiva e contínua, reconhecendo o papel da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria de Esportes no compromisso com o esporte em todas as suas dimensões.

Leia Também:  Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos alertam população para chuvas intensas nesta quinta-feira

As inscrições para as atividades paralímpicas já estão abertas desde 22 de janeiro de 2026 e também poderão ser realizadas no próprio local, durante o Festival Paradesportivo, no Complexo Esportivo Dom Aquino. Pais e responsáveis devem comparecer munidos das informações necessárias para o cadastro.

O 1º Festival Paradesportivo de Cuiabá e o lançamento do Centro de Referência Paralímpico reafirmam o compromisso do município com a inclusão, a cidadania e a valorização das potencialidades, transformando o esporte em uma poderosa ferramenta de integração social e construção de futuro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Green Farm 2026 encerra com saldo positivo e novas oportunidades para Primavera do Leste

Publicados

em

A Green Farm 2026 foi encerrada neste sábado (30), consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso. Realizada em Cuiabá, a feira reuniu empresários, investidores, representantes de instituições e delegações internacionais, fortalecendo o ambiente de negócios e inovação no setor.


Representando Primavera do Leste, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, participou dos quatro dias de programação, realizando reuniões, articulações e contatos estratégicos voltados à atração de investimentos para o município.


A feira contou com a participação de representantes de 15 países, demonstrando a força do agronegócio mato-grossense e ampliando as oportunidades de negócios entre o Brasil e o mercado internacional.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente, a participação de Primavera do Leste foi extremamente produtiva e já começou a gerar resultados concretos para o município.


“Essa semana aqui foi uma semana muito produtiva. Estivemos conectados com mais de 15 países envolvidos nessa feira. Primavera do Leste teve o privilégio de apresentar seu potencial, conversar, alinhar estratégias e já iniciar tratativas para receber algumas dessas comitivas em breve no município. Também participei de reuniões com representantes internacionais, incluindo o embaixador da Indonésia no Brasil, Andhika Chrisnayudhanto. Foi uma conversa muito proveitosa, onde pude apresentar Primavera do Leste, mostrar o vídeo institucional da cidade e falar sobre nossas potencialidades. Além disso, surgiram duas oportunidades importantes com empresas interessadas em conhecer o município para futuras instalações. Já temos inclusive uma agenda marcada em Belo Horizonte para dar continuidade a essas tratativas”, destacou.

Leia Também:  Corrida de Verão reúne atletas neste sábado (21) em prova de 5 km


O secretário ressaltou ainda que eventos como a Green Farm são fundamentais para fortalecer a imagem de Primavera do Leste no cenário nacional e internacional.


Durante a feira, também foram realizadas rodadas de negócios, palestras técnicas, exposições de tecnologias voltadas ao campo, fóruns de inovação e encontros estratégicos com investidores e representantes de diversos segmentos ligados ao agronegócio.


A Green Farm chega ao fim de sua primeira edição demonstrando o potencial de Mato Grosso como protagonista do agronegócio mundial e abrindo novas portas para municípios como Primavera do Leste, que seguem se destacando pela força econômica, localização estratégica e capacidade de atrair novos investimentos.


A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, segue trabalhando para fortalecer a economia local, gerar oportunidades, atrair empresas e impulsionar o crescimento sustentável do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA