Cidades
Cuiabá lança Centro de Referência Paralímpico e realiza o 1º Festival Paradesportivo
Cidades
Cuiabá dá um passo histórico rumo à inclusão e ao fortalecimento do esporte paralímpico. No sábado, 7 de fevereiro de 2026, das 8h às 11h, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promove o 1º Festival Paradesportivo de Cuiabá, no Complexo Esportivo Dom Aquino. O evento marca também o lançamento oficial do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cuiabá (CRPB-CBA), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Clique aqui para se inscrever.
Voltado a crianças, adolescentes e jovens a partir de 7 anos, o festival visa proporcionar às pessoas com deficiência a vivência de modalidades paradesportivas e paralímpicas, ampliando o acesso ao esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento humano e qualidade de vida.
Durante o evento, serão abertas as inscrições para diversas modalidades paralímpicas ofertadas pelo CRPB-CBA, entre elas natação, atletismo, bocha, tênis de mesa, badminton, tiro com arco, goalball e rugby em cadeira de rodas. Os inscritos terão direito a participar das atividades de iniciação esportiva, com acompanhamento técnico especializado.
Os Centros de Referência Paralímpicos integram o Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, cujo propósito é aproveitar estruturas esportivas existentes em todas as regiões do país para ofertar modalidades paralímpicas desde a base até o alto rendimento. Em Cuiabá, o CRPB-CBA atenderá pessoas com deficiências elegíveis para o esporte Paralímpico, sendo elas: física, visual e intelectual (CID F79.0 ao F79.9), contribuindo para a formação de novos atletas e para a consolidação de uma política pública inclusiva.
Para o secretário adjunto municipal de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, a iniciativa representa um avanço estruturante para a cidade. Segundo ele, a parceria com o CPB possibilita implantar um programa consistente de iniciação esportiva paralímpica para crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que cria condições para o desenvolvimento do treinamento de alto rendimento. “Trata-se de uma ação estratégica que amplia oportunidades e fortalece o esporte paralímpico em Cuiabá”, destacou.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, reforça que o Centro de Referência poderá atender estudantes da rede de ensino e de instituições especializadas, ampliando o alcance social da iniciativa. “Seguimos firmes no objetivo de democratizar o acesso ao esporte e promover inclusão com responsabilidade e planejamento”, afirmou.
À frente da coordenação do CRPB-CBA, o professor Altemir Trapp, responsável pelo projeto, ressaltou o impacto da implantação do Centro na capital. Com mais de 15 anos de atuação no esporte paralímpico, ele destacou que a iniciativa fortalece o desenvolvimento da modalidade de forma estruturada, inclusiva e contínua, reconhecendo o papel da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria de Esportes no compromisso com o esporte em todas as suas dimensões.
As inscrições para as atividades paralímpicas já estão abertas desde 22 de janeiro de 2026 e também poderão ser realizadas no próprio local, durante o Festival Paradesportivo, no Complexo Esportivo Dom Aquino. Pais e responsáveis devem comparecer munidos das informações necessárias para o cadastro.
O 1º Festival Paradesportivo de Cuiabá e o lançamento do Centro de Referência Paralímpico reafirmam o compromisso do município com a inclusão, a cidadania e a valorização das potencialidades, transformando o esporte em uma poderosa ferramenta de integração social e construção de futuro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Sinop
Festeja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
A abertura dos Jogos marca o início das competições esportivas que integram a programação do Festeja. A edição deste ano terá novidades, com novas modalidades e disputas na Praia do Cortado, além das competições previstas nas demais estruturas esportivas do município.
O prefeito Roberto Dorner destacou a importância da programação esportiva e cultural para as comemorações do aniversário de Sinop e convidou a população para participar da abertura. “Preparamos uma programação especial para celebrar os 52 anos de Sinop. Neste domingo, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, depois, um grande show com o Padre Fábio de Melo. É uma programação gratuita, preparada para as famílias e para toda a população. Quero convidar todos para participar e celebrar conosco esse momento tão importante para a nossa cidade”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que a abertura reúne esporte, cultura e entretenimento em uma mesma noite e representa o início de uma programação especial para o aniversário do município. “Sinop tem uma tradição de preparar grandes eventos para comemorar o aniversário da cidade. Neste ano, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, logo depois, teremos o show do Padre Fábio de Melo. É uma programação para toda a família, com entrada gratuita, e queremos que a população participe, aproveite e celebre os 52 anos de Sinop conosco”, disse.
Durante a programação, a população terá acesso a tendas de atendimento no Gigante do Norte. Haverá estruturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Saúde. A programação também contará com a Tenda Lilás, espaço da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres destinado ao acolhimento, orientação e auxílio às mulheres durante grandes eventos.
Para garantir a segurança do público, haverá revista pessoal nas portarias de acesso ao estádio. Não será permitida a entrada de garrafas de vidro, objetos perfurocortantes e bebidas. Água, cerveja e refrigerante serão vendidos no interior do estádio, assim como alimentos comercializados pelas entidades do município que participam da Festa das Entidades.
O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:
30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Sinop3 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura convida empresários para o lançamento oficial do Programa “Prospera + Diamantino”
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste promove palestra sobre licitações e compras públicas
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura e forças de segurança alinham últimos detalhes para programação na Praia do Cortado
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste conclui dissipador de água no bairro Tuiuiú antes do prazo


