CUIABÁ

POLÍCIA

Cavalaria da PM registra mais de 3,5 mil atendimentos em projeto de equoterapia

Publicados

POLÍCIA

O Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso, a Cavalaria, registrou, em 2025, um total de 3.574 atendimentos no projeto de equoterapia, promovido pela unidade, no Estado. Somente em Cuiabá, foram contabilizados 2.640 atendimentos. Além de visar à saúde e ao bem-estar, o projeto promove a aproximação da sociedade com a instituição.

A equoterapia é uma terapia que utiliza cavalos como instrumento para promover benefícios físicos, emocionais e sociais a pessoas com deficiências ou necessidades especiais. O acompanhamento conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e médicos veterinários.

O comandante da Cavalaria, tenente-coronel Walmir Barros Rocha, destacou que essa é uma das ações sociais que são promovidas pela Cavalaria, que integra o Comando de Policiamento Especializado (CPE).

“A integração entre polícia e sociedade é muito importante para a segurança pública. Esses projetos representam formas inovadoras e eficazes de promover a reabilitação física, emocional e social de pessoas com necessidades especiais. Assim como a equoterapia, já promovemos visitas ao Hospital do Câncer, também como forma de aproximar a população das nossas ações sociais”, destacou.

Leia Também:  PRF inicia Operação Rodovida em Mato Grosso

Ainda na Capital, no último ano, a Cavalaria prendeu 137 pessoas em flagrante por ocorrências diversas, cumpriu 22 mandados de prisão e prendeu oito pessoas por tráfico de drogas. Além disso, recuperou quatro veículos, apreendeu três armas de fogo e 18 munições. Os policiais militares da unidade registraram 105 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Já no interior do Estado, os policiais militares, por meio do 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado da Polícia Militar, registraram outros 934 atendimentos sociais com a equoterapia, entre os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop.

No último ano, as equipes conduziram 364 pessoas em flagrante, apreenderam 40 armas de fogo, 12 simulacros, recuperaram nove veículos e registraram 51 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Para o tenente-coronel Rocha, o balanço de produtividade da unidade é bastante significativo, tendo em vista que a ampliação dos atendimentos e o reforço do policiamento a pé foram intensificados com a criação do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, que fortaleceu as ações da unidade.

Leia Também:  Autor de homicídio de mulher na região Oeste de MT é preso em flagrante pela Polícia Civil

Conforme Rocha, um dos diferenciais do policiamento ostensivo montado é a maior flexibilidade no trânsito. Outro ponto é o fato de que, por estar mais alto, o policial tem um campo de visão maior do que quem está a pé ou dentro de uma viatura.

“O conjunto cavalo e cavaleiro é treinado diariamente para lidar com as mais diversas situações de emprego, oferecendo maior técnica e capacidade de resposta em qualquer missão, proporcionando uma vantagem significativa em operações de patrulhamento e controle de distúrbios”, ressaltou.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre 20 ordens judiciais contra investigados por tráfico de drogas em Rosário Oeste

Publicados

em

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15.7), a sexta fase da Operação Devastate para cumprimento de 20 ordens judiciais contra pessoas investigadas por integrar uma facção criminosa com atuação em Rosário Oeste. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão no município.

As ordens judiciais foram expedidas pela Comarca de Rosário Oeste, com base em representações por medidas cautelares formuladas no curso das investigações, que apontaram indícios da participação dos alvos no tráfico de drogas na região.

A operação tem como objetivo intensificar o enfrentamento às facções criminosas instaladas no município, desarticulando a atuação dos investigados e enfraquecendo a estrutura da organização criminosa.

O trabalho é resultado de investigações conduzidas pela equipe da Delegacia de Rosário Oeste, que reuniram elementos indicando o envolvimento dos suspeitos com o comércio ilícito de entorpecentes em Rosário Oeste.

A ação contou com apoio de equipes da Regional de Várzea Grande e da Diretoria Metropolitana, que atuaram no cumprimento simultâneo dos mandados judiciais.

Leia Também:  Wilson Santos propõe centros itinerantes para diagnóstico precoce do autismo em MT

As investigações prosseguem para identificar outros integrantes da organização criminosa e aprofundar a apuração dos crimes relacionados ao tráfico de drogas e à atuação da facção no município.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA