Cidades
Limpurb inicia manutenção da balsa do Show das Águas
Cidades
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), iniciou nesta quinta-feira (15) os reparos estruturais da balsa hídrica responsável pelo Show das Águas, instalada na Lagoa Paiaguás, no Parque das Águas, na região do Centro Político Administrativo.
A manutenção integra uma parceria entre o Município e a Concessionária Águas Cuiabá e prevê um investimento superior a R$ 2 milhões. Toda a estrutura passará por revisão técnica completa, com foco na segurança, eficiência operacional e plena funcionalidade do equipamento.
A balsa permanecerá no próprio Parque das Águas, posicionada sobre o calçamento, onde será isolada com tapumes para a execução dos serviços. A escolha do local permite agilidade na obra e não compromete o cronograma estabelecido.
Entre os serviços previstos estão a revisão e reforço da estrutura metálica, manutenção dos flutuadores, substituição e recuperação de sistemas hidráulicos e elétricos, além da revisão dos equipamentos responsáveis pelos jatos d’água, iluminação cênica e sincronização com o sistema de som, fundamentais para o funcionamento do espetáculo.
“O Show das Águas é um dos principais cartões-postais de Cuiabá. Essa manutenção é fundamental para garantir segurança, melhorar a eficiência do sistema e entregar à população um equipamento revitalizado, com qualidade e funcionamento pleno”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
O Show das Águas é uma fonte luminosa flutuante que se tornou um dos principais atrativos turísticos e de lazer da capital, com jatos d’água que alcançam até 70 metros de altura, sincronizados com luzes coloridas e música, criando o espetáculo conhecido como “dança das águas”.
De acordo com a Limpurb, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o aniversário de Cuiabá, em abril de 2026, quando o equipamento deverá ser entregue revitalizado à população e reintegrado à programação cultural e de entretenimento da cidade.
A Limpurb destaca que a manutenção é essencial para preservar o patrimônio público e garantir que o Show das Águas continue sendo um espaço seguro e de qualidade para lazer das famílias cuiabanas e visitantes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Diamantino
Prefeitura de Diamantino e Ministério Público cobram providências da concessionária de água
O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e da Procuradoria-Geral do Município, participou, na última terça-feira (6 de outubro), de uma reunião com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Diamantino, representantes da concessionária Águas de Diamantino e da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF), para tratar de questões relacionadas à prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.
A reunião ocorreu no âmbito de um inquérito civil em andamento no Ministério Público e abordou questões contratuais, técnicas e administrativas relacionadas à prestação dos serviços, além das providências necessárias para atender às demandas da população.
Durante a reunião, o prefeito Chico Mendes reforçou a necessidade de soluções para os problemas no abastecimento de água e destacou a atuação do município junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento dos serviços.
“A população não pode continuar enfrentando problemas com a falta de água. Já tivemos reuniões com o Ministério Público e a AGIRF, que também está atuando na fiscalização e aplicou multas à concessionária. Nosso objetivo é que a Águas de Diamantino cumpra suas responsabilidades e que a água chegue às casas das famílias com regularidade”, afirmou.
A administração municipal também trabalha na proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014, com o objetivo de estabelecer novas exigências relacionadas à qualidade dos serviços, às metas de atendimento e à prestação dos serviços à população.
O procurador-geral do Município, Dr. Éder Pereira Assis, explicou as medidas que estão sendo avaliadas pela administração municipal.
“A revisão do contrato busca estabelecer metas e indicadores de resultados mais claros, além de prever um plano e protocolo para situações emergenciais. Também estamos trabalhando na revisão das metas de cobertura do esgotamento sanitário, em consonância com o Marco Legal do Saneamento Básico, entre outros pontos necessários para atualizar o contrato e melhorar o acompanhamento dos serviços prestados à população.”
De acordo com informações divulgadas pela AGIRF, a agência reguladora aplicou cinco multas à concessionária Águas de Diamantino, que somam R$ 1.790.653,36. As penalidades estão relacionadas a falhas identificadas na prestação dos serviços, incluindo problemas no abastecimento de água e no sistema de esgotamento sanitário.
As autuações decorreram de reclamações recebidas e acompanhadas pela Ouvidoria, além de irregularidades constatadas durante as ações de fiscalização da agência.
-
ARTIGOS6 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO6 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
Rondonópolis7 dias atrásTrecho interditado na Lions Internacional para implantação de rotatória
-
JURÍDICO3 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
ESPORTES5 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro


