CUIABÁ

Rondonópolis

Centro Pop realiza ação de saúde bucal para pessoas em situação de rua

Publicados

Rondonópolis

O Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) está promovendo uma ação de conscientização sobre a importância da saúde bucal. Além de atendimentos odontológicos, os usuários receberão, nas manhãs de segunda-feira deste mês, orientações sobre escovação e cuidados com higiene bucal com a entrega do kit contendo escova e creme dental.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Promoção e Assistência Social e de Saúde do município com o curso de odontologia da Faculdade Anhanguera, a ação representa o compromisso da gestão municipal com o cuidado humanizado e a garantia de acesso à saúde para estas pessoas que vivem em situação de rua.

De acordo com a coordenadora do Centro Pop de Rondonópolis, Naidellainy Cristina Domingues, o foco da ação é conscientizar os usuários do Centro Pop sobre a importância do autocuidado e promover melhorias na saúde bucal e na autoestima das pessoas em situação de rua, oferecendo a elas novas oportunidades.

“O cuidado com a saúde bucal vai muito além da estética. É essencial para o bem-estar, autoestima e qualidade de vida das pessoas”, disse ela, acrescentando que a iniciativa integra um conjunto de ações do Centro Pop previstas para serem realizadas no decorrer do ano, que terão como objetivo não apenas oferecer serviços essenciais, mas também fortalecer a cidadania.

Leia Também:  Rondonópolis participa de campanha de doação/coleta de sangue em parceria com o Governo do Estado

Os atendimentos iniciais dos usuários são realizados na unidade do Centro Pop de Rondonópolis pelos estudantes do curso Odontologia da Anhanguera, que incluem a avaliação odontológica, orientações de saúde bucal e a entrega de kits contendo escova e creme dental.

“Após a triagem feita pelos estudantes de odontologia, que estão fazendo a disciplina de Saúde Coletiva, os usuários serão encaminhados para os respectivos tratamentos na Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco”, disse a supervisora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Mariângela Rosa de Paula.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Número de atividades dispensadas de alvarás ou licenças mais que dobra em Rondonópolis

Publicados

em

O novo decreto municipal, publicado nesta semana pelo prefeito Cláudio Ferreira, que regulamentou a classificação de risco das atividades econômicas em Rondonópolis, com base na Lei da Liberdade Econômica, vem facilitar o licenciamento e a liberação de funcionamento das empresas em âmbito local.

Conforme o decreto, o número de atividades econômicas classificadas de baixo risco (Risco I) passa de 216 para 504 em Rondonópolis. São atividades que poderão iniciar o funcionamento após o registro empresarial, o deferimento da viabilidade de localização e a realização do cadastro fiscal municipal, sem necessidade de obtenção prévia de alvarás ou licenças de funcionamento.

A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, avalia que a ampliação das atividades classificadas como de baixo risco, alinhada ao decreto municipal nº 13.463, de 03 de julho de 2026, representa um avanço importante para o ambiente de negócios em Rondonópolis.

“Ao reduzir a burocracia para atividades que apresentam baixo potencial de risco à saúde, ao meio ambiente e à segurança, o Município cria condições para que pequenos empreendedores iniciem ou ampliem seus negócios com mais rapidez e menor custo, sem abrir mão da responsabilidade e da fiscalização quando necessárias”, ressalta.

Leia Também:  Prefeito recebe a visita do desembargador Juvenal Pereira da Silva

As atividades classificadas como de baixo risco e dispensadas de atos públicos prévios de liberação não precisam obter posteriormente um alvará de funcionamento. A dispensa permanece válida enquanto forem mantidas as atividades, as características e as condições que fundamentaram o enquadramento como baixo risco.

Entretanto, Rane Curto observa que essa dispensa não significa ausência de fiscalização. A empresa continua obrigada a cumprir a legislação sanitária, ambiental, urbanística, tributária e de segurança aplicável; a permitir a fiscalização posterior pelos órgãos competentes; e devendo solicitar licenciamento ou alvará caso altere sua atividade para uma classificação de médio ou alto risco, ou deixe de atender aos requisitos legais.

Vale informar ainda que, com a lei nº 14.925, de 09 de julho de 2026, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14), as atividades classificadas como de médio risco (Risco II) passam a ter um aumento de prazo para resolverem a burocracia e obterem o licenciamento definitivo. Nesse caso, o prazo de vigência do Alvará de Localização e Funcionamento Provisório foi ampliado de 60 dias para 180 dias.

Leia Também:  Prefeitura vai liberar uso de prédio enquanto aguarda implantação Unemat em Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA