CUIABÁ

MATO GROSSO

Projeto aprovado em edital da Secel terá exposição de produtos artesanais e oficinas

Publicados

MATO GROSSO

A Feira de Artesanato – Por Um Sorriso Criativo e Solidário, que terá atrações musicais, exposição de produtos artesanais e oficinas, inicia nesta sexta-feira (02.5), a partir das 17h, no município de Sorriso (398 Km de Cuiabá). O evento é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).

“Eu acredito que este evento se torna importante, não apenas para mostrar o nosso trabalho para a sociedade, mas também como forma de valorização. Até porque existem muitos artistas que estão escondidos, não conhecemos, então é um momento de integração e de valorização da nossa arte”, ressalta a proponente do projeto, Marcia dos Reis Moraes.

Cerca de 30 artesões de diversos segmentos irão expor os seus produtos. No entanto, aqueles que ainda tiverem interesse podem participar da atividade. “A Feira continua aberta para todos aqueles que quiserem demonstrar o seu trabalho, o único requisito é que os produtos devem ser diferentes de um artesão para o outro. Então, se um for vender doce artesanal, o outro não pode”, explica.

Leia Também:  Governador articula com ministro para iniciar mais um trecho do Rodoanel em Cuiabá

No sábado e domingo (3 e 5.4) serão ofertadas 10 oficinas, entre elas, a oficina de bordão, de macramê (técnica para tecer fios que não utiliza maquinário ou ferramentas), de cartões para os dias das mães e de reciclagem.

Além disso, também ocorrerão 2 oficinas voltadas especificamente para o publico infantil, a de pulseira e de pintura. Para participar das oficinas não é necessário inscrição.

“Fiz esse projeto pensando na grandeza de cada artista que temos em sorriso. E espero a participação de todos”, finaliza.

Para mais informações: 66 9937-3128

Cronograma das atividades:

Sexta-feira (2.5), a partir das 17h, no Marco Zero – abertura, atrações musicais e exposição de produtos
Sábado (3.5), a partir das 9h, no Marco Zero – oficinas, atrações musicais e exposição de produtos
Domingo (4.5), a partir das 9h, no Marco Zero – oficinas, atrações musicais e exposição de produtos

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Wilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho

Publicados

em

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 1.092/2025 para denominar a ponte ferroviária sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, como “Ponte Ferroviária Governador Carlos Gomes Bezerra”. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-governador para o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e transporte.

Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou a trajetória política de Carlos Bezerra, nascido em Chapada dos Guimarães, e a sua atuação em defesa de trabalhadores rurais e de famílias que enfrentavam conflitos agrários pela posse da terra. “Essa é uma justa homenagem que este Parlamento faz a um filho de Chapada dos Guimarães, professor, advogado. Atuou em toda a região sul, sudeste e no Araguaia, defendendo os posseiros, os meeiros, aqueles que o Estado, infelizmente, não dava a devida cobertura”, relatou.

Carlos Bezerra iniciou a sua trajetória política na década de 1970 e ocupou diferentes cargos públicos, entre eles deputado estadual, deputado federal, prefeito de Rondonópolis, governador de Mato Grosso e senador da República. Para Wilson Santos, a sua passagem pelo governo estadual, entre 1987 e 1990, foi marcada por transformações importantes para a população mato-grossense. 

Leia Também:  Força Tática apreende 303 tabletes de maconha e prende homem por tráfico em Cuiabá

“Ele também foi líder do movimento estadual de Cuiabá, foi deputado estadual em 1974, depois foi eleito federal em 1978, prefeito de Rondonópolis em 1982, governador em 1986 até 1990. Fez profundas transformações e melhorou muito a vida das pessoas”, ressaltou.

Entre as ações destacadas pelo deputado estão a descentralização dos serviços de saúde, com a construção dos primeiros hospitais regionais do Estado, a implantação de mecanismos de gestão democrática na rede pública de ensino e os investimentos em saneamento básico. “Foi o primeiro governador a tratar em saneamento básico, a fazer a primeira estação de esgoto e ainda é a maior de Cuiabá e, também, levou rede de esgoto para outras cidades”, declarou.

O parlamentar também lembrou as medidas adotadas por Bezerra para enfrentar os conflitos agrários em Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de restringir a atuação policial nessas situações e priorizar a negociação contribuiu para reduzir a violência no campo. “Na área do campo, por meio de um decreto, proibiu a atuação da polícia no campo onde havia conflitos, trazendo para a mesa de negociação, para que a razão e a civilização resolvessem esses conflitos agrários de Mato Grosso. Diminuiu sobremaneira as mortes no campo de Mato Grosso”, lembrou.

Leia Também:  Hospital São Luiz de Cáceres é credenciado Amigo da Criança

A ponte ferroviária sobre o rio Vermelho está situada em Rondonópolis, município estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a integração logística de Mato Grosso com outros mercados. A proposta destaca que a infraestrutura ferroviária representa um dos símbolos do desenvolvimento econômico da região sul do Estado e a atribuição do nome de Carlos Gomes Bezerra busca associar essa estrutura à trajetória pública do ex-governador e à sua atuação política em favor do desenvolvimento regional.

Ao defender a homenagem, Wilson Santos ressaltou a importância de reconhecer publicamente a contribuição de lideranças que marcaram a história política estadual. “E, sem dúvida, foi um governador que deixou saudades em Mato Grosso. No próximo 4 de novembro, ele completará 85 anos. Eu tenho certeza que essa homenagem no Parlamento, onde começou a sua carreira política, é uma justa homenagem a um ex-membro titular da Casa, que fez uma das mais completas biografias na política mato-grossense. Agradeço aos colegas que depositam ao Carlos Bezerra esse voto de confiança”, concluiu Wilson Santos.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA