MATO GROSSO
Seduc apresenta Sistema Estruturado no II Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem
MATO GROSSO
O Sistema Estruturado de Ensino, implantado na rede estadual, a partir de 2022, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi um dos temas tratados no segundo dia do II Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem, que acontece de 28 de abril a 4 de maio, em Barcelona (Espanha).
O evento é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC).
O secretário de Educação, Alan Porto, falou sobre o sistema para uma plateia formada por secretários de Educação dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal (DF), além de representantes do Ministério da Educação (MEC), de instituições como a Stanford University e Beijing Foreign Studies University, entre outros.
Na avaliação do secretário, apresentar o case do Sistema Estruturado de Ensino é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas que não apenas beneficia alunos e professores das 628 escolas da rede, mas também fortalece a identidade cultural e educacional, promovendo uma formação mais completa e contextualizada.
“Ao expor os resultados positivos obtidos em sala de aula, a Seduc não apenas evidencia o compromisso com a qualidade da educação, mas também inspira outras instituições a adotarem abordagens inovadoras”, disse.
Segundo Alan, essa troca de experiências é fundamental para a construção de uma rede colaborativa entre educadores, gestores e especialistas, que visa enfrentar os desafios comuns na educação. “O que, aliás, é um dos objetivos do seminário”, completou.
Ele observa que o Sistema Estruturado, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, representa um avanço significativo na busca por melhores índices de aprendizagem. “Ao oferecer um conteúdo programático adaptado à realidade regional e alinhado à BNCC”, reforça Alan, “a Seduc demonstra que é possível unir qualidade e relevância na educação pública”.
O titular da Seduc deixou claro que a promoção de parcerias estratégicas, como as que podem surgir a partir do evento, é essencial para o desenvolvimento contínuo da educação em todos os países.
“Ao compartilharmos o nosso case, Mato Grosso não apenas se posiciona como referência, mas também se abre para aprender com as experiências de outros. Essa colaboração mútua é o caminho para a construção de soluções inovadoras e eficazes, que atendam às necessidades de todos os estudantes, especialmente aqueles em contextos mais vulneráveis”.
O Sistema Estruturado de Ensino
O SEE é composto por material didático, Plataforma Digital Plurall, avaliações, exercícios complementares, banco de perguntas e formação continuada dos professores com duração de 120 horas por ano.
A iniciativa visa propor um conjunto de ações voltadas ao reforço da qualidade do ensino, melhoria do desempenho, interatividade, feedback e soluções pedagógicas.
Os conteúdos são bimestrais e os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento organizadas de acordo com as necessidades de cada ano, considerando sempre a progressão da aprendizagem.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


