Diamantino
Diamantino realizará o 1º Festival de Bandas e Fanfarras da sua história
Diamantino
Diamantino vai pulsar no ritmo das fanfarras! No dia 21 de junho, a cidade se tornará palco de um momento histórico com a realização do 1º Festival de Fanfarras de Diamantino, um evento que promete encantar o público com o talento, a energia e a tradição das bandas de Mato Grosso.
Promovido pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o festival vai reunir diversas fanfarras de diferentes municípios do estado, em uma grande apresentação marcadas por sincronia, coreografias e muita vibração.
O estádio Batistão foi o local escolhido para sediar esse grande espetáculo, com início previsto para as 16h. O evento é gratuito e aberto a toda a população, sendo uma oportunidade única para celebrar a cultura musical e a força da juventude mato-grossense.
Além de ser uma atração cultural, o festival resgata a tradição das fanfarras, que marcaram época em escolas e comunidades, e que hoje seguem como símbolo de disciplina, arte e coletividade.
O Prefeito, Chico Mendes reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura e da identidade local.
“Trazer esse festival para nossa cidade é uma forma de honrar nossas raízes, valorizar os jovens talentos e mostrar ao estado a força cultural de Diamantino”, destacou o prefeito.
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Sandra Baierle, convida toda comunidade para se programar para o evento.
“Convidamos toda a comunidade para prestigiar este evento que será a nível estadual, reunindo grandes grupos de bandas e fanfarras em nosso município. Vale ressaltar que a estimativa é recebermos cerca de 16 municípios, que abrilhantarão nosso evento.”
Para mais informações sobre as inscrições de participantes e sobre o evento, os meios de contato são pelo e-mail: sec.cultura@diamantino.mt.gov.br ou pelo telefone de contato (65) 99293-0809. A Secretaria de Cultura e Turismo fica localizada na rua Almirante Batista das Neves, Centro.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO4 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES7 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
JURÍDICO4 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásMinistros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Não podemos retroceder”, diz Coronel Fernanda ao rebater Cattani sobre feminicídio; VEJA VÍDEO
-
ESPORTES2 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial


