POLITÍCA NACIONAL
Congresso é iluminado de amarelo pelo Dia Mundial da Síndrome de Cushing
POLITÍCA NACIONAL
O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor amarela nesta terça-feira (8) em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Cushing (8 de abril). O nome da síndrome e a data são uma homenagem ao Dr. Harvey Cushing, neurocirurgião que foi o primeiro a descrever a doença em 1912 e que nasceu em 8 de abril de 1869. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre essa condição médica rara, que é resultante da exposição prolongada a níveis excessivos de cortisol.
A iluminação foi solicitada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
Causas
As principais causas da síndrome de Cushing são o uso prolongado de corticosteroides e a produção excessiva de cortisol pelo próprio corpo – esse segundo caso pode ser causado por um tumor na glândula pituitária (chamado de adenoma pituitário), tumores nas glândulas adrenais ou tumores em outras partes do corpo. Além de pacientes em tratamento com medicamentos corticosteroides, a condição também é mais comum em mulheres e pessoas com obesidade.
Sintomas
Os principais sintomas incluem excesso de peso e acúmulo de gordura, principalmente no tronco, face redonda (chamada de face em lua cheia), dificuldade de cicatrização, estrias roxas na pele, aumento da pressão arterial, fadiga, fraqueza muscular, cálculos renais, diabetes, depressão, ansiedade e irritabilidade, osteoporose, entre outros.
Diagnóstico
Em geral, o diagnóstico é feito através de exames de sangue, urina e saliva para medir os níveis de cortisol no organismo. Se o excesso for constatado, exames adicionais são realizados, como exames de imagens, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que permitem um estudo das glândulas pituitária e adrenais, e podem detectar anormalidades como tumores, por exemplo.
Tratamento
O tratamento é feito com o objetivo de curar a causa primária da síndrome e restabelecer os níveis de cortisol no organismo. Se a síndrome foi causada pelo uso de corticosteroides, o médico pode ajustar a dose ou mudar o medicamento, avaliando o benefício dele em relação à doença. Se a causa for a produção anormal do organismo, somente medicamentos ou uma dieta rica em potássio podem resolver. Caso tenha sido provocada por um tumor, pode ser necessário cirurgia, radioterapia ou medicação para controlar a produção de cortisol.
Em muitos casos, a síndrome de Cushing pode ser curada, mas pode levar algum tempo para que os sintomas diminuam depois do tratamento. Além disso, existe a possibilidade de complicações a longo prazo, caso o problema não seja tratado. O diagnóstico precoce evitará uma maior deterioração física e mental, e uma maior perda de qualidade de vida.
Da Assessoria de Imprensa – RL
Fonte: Câmara dos Deputados
POLITÍCA NACIONAL
André Janones é internado na UTI por problema cardíaco após debate da Band
Odeputado federal André Janones (Rede-MG), de 42 anos, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (19), após apresentar um quadro de arritmia cardíaca e falta de ar. A internação ocorreu poucas horas depois do debate presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), realizado pela Rede Bandeirantes na noite de domingo (18).
A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles. Segundo os relatos publicados, Janones apresentou alterações no ritmo dos batimentos cardíacos e precisou receber atendimento médico especializado.
O parlamentar deu entrada no hospital por volta das 2h da madrugada. Apesar da necessidade de internação na UTI, as informações divulgadas apontam que seu quadro clínico é estável.
Deputado acompanhou debate presidencial
Aliado do presidente Lula, André Janones acompanhou o debate promovido pela Band e chegou a utilizar suas redes sociais para comentar o confronto entre os candidatos à Presidência da República.
Após o evento, o deputado publicou vídeos direcionados aos seguidores. Em uma das gravações, relatou estar bastante cansado, situação que chamou a atenção após a divulgação de sua internação.
Janones é conhecido por sua atuação nas redes sociais e pela participação nas campanhas políticas do presidente Lula, especialmente na mobilização de apoiadores por meio de grupos de WhatsApp.
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES6 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES6 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES6 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
ESPORTES6 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍCIA5 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


