VÁRZEA GRANDE
Editora apresenta Programa de Alfabetização para alunos da rede municipal com TEA
VÁRZEA GRANDE
O interesse da atual gestão é que o material apresentado colabore efetivamente com a alfabetização dos estudantes portadores do espetro autista
Desde o início da gestão Flávia Moretti/Tião da Zaeli, em Várzea Grande, a pauta da inclusão tem avançado de maneira efetiva, com ações, projetos e estratégias implementadas para garantir direitos e atender a comunidade portadora de necessidades especiais, que por muito tempo estava ‘invisível’ aos olhos das administrações públicas municipal.
A assessora municipal de Políticas Públicas de Inclusão, Priscilla Lima, recebeu na tarde de hoje (7) no Paço Municipal, a visita de representantes da Editora Genial Soluções e Inovações, sediada em Brasília/DF, para a apresentação do material didático de um Programa de Alfabetização que tem como público alvo os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na apresentação, os representantes da editora explicaram que os materiais didáticos produzidos pela editora para a alfabetização poderão ser utilizados por alunos TEA de todas as idades e que acompanha o aluno até o aprendizado. “Nosso material de aprendizagem é acompanhado também por um laboratório móvel com tablet que conta com livros digitais, jogos, computadores, data show, além de vários materiais pedagógicos incluídos” explicou o representante da editora, Sadi Santos.
De acordo com a assessora Priscila Lima, o autista sempre existiu na sociedade, o que até pouco tempo não havia era o conhecimento para a identificação do autismo. “A formação dos profissionais ainda não acompanha o aumento dos casos laudados” ponderou, afirmando que profissionais especializados são necessários nas escolas e em todos os setores do serviço público.
Segundo Priscila, o interesse é que o material apresentado colabore efetivamente com a alfabetização dos estudantes portadores do espetro autista. “Iremos agendar outro encontro, onde reuniremos técnicos representantes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, psicopedagogos e profissionais do Centro João Ribeiro para realizarmos um estudo completo e aprofundado sobre a viabilidade da implementação do programa nas escolas da rede municipal” finalizou.
VÁRZEA GRANDE
Prefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ingressou com um mandado de segurança para que a Justiça determine ao presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), a convocação de uma sessão extraordinária para votar projetos considerados urgentes pela administração.
Na ação, o Executivo alega que a ausência da sessão impede a apreciação de propostas essenciais para a gestão financeira do município, entre elas um projeto que amplia o limite para abertura de créditos suplementares e outro que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários. Segundo a Prefeitura, a situação pode comprometer a execução de recursos destinados à Saúde e a outras áreas da administração.
O município também afirma que 14 dos 23 vereadores assinaram requerimento favorável à convocação da sessão e pede que a Justiça fixe multa diária ao presidente da Câmara em caso de descumprimento de eventual decisão.
Em nota, a Câmara Municipal negou omissão e afirmou que a sessão extraordinária só pode ser convocada após a conclusão da tramitação das matérias nas comissões permanentes. O Legislativo também argumentou que a própria Prefeitura retirou projetos anteriores durante a tramitação e destacou que já aprovou mais de R$ 155,6 milhões em remanejamentos orçamentários solicitados pelo Executivo em 2026.
A Câmara informou ainda que apresentará sua defesa caso a Justiça determine o prosseguimento da ação.
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA6 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
ECONOMIA6 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


