CUIABÁ

POLÍTICA MT

Deputada Marildes apresenta projeto para hospitais divulgarem direitos dos idosos hospitalizados

Publicados

POLÍTICA MT

A deputada professora Marildes Ferreira (PSB) apresentou, na sessão plenária do dia 4, projeto de lei para estabelecer que os hospitais públicos e privados do Estado de Mato Grosso fixem informações em seu interior sobre os direitos dos idosos hospitalizados.

“Nós não podemos esquecer dos nossos idosos, que um dia foram crianças. Hoje são idosos, e que estão excluídos do meio da sociedade e estão abandonados pelas suas famílias”, alerta a deputada Marildes Ferreira.

De acordo com o projeto proposto, as informações devem estar em local visível e de fácil acesso aos usuários e seus acompanhantes. Os direitos dos idosos a serem divulgados devem ser aqueles previstos em normas federais, estaduais e municipais. A divulgação deve ter ainda endereço e contatos de instituições de proteção do idoso e sua respectiva circunscrição ou abrangência territorial.

“Nós sabemos que hoje a situação da pessoa idosa no Brasil e em Mato Grosso é uma questão muito séria. São casos de agressão, da família que toma conta da aposentadoria do idoso e idosa. O idoso que passa fome, necessidade”, lamentou ao apresentar o projeto nesta semana.

Leia Também:  Deputado cobra ação emergencial da Defesa Civil para enfrentar as enchentes em várias regiões de MT

“Os direitos da pessoa idosa não são respeitados dentro da saúde, nos bancos e nas filas prioritárias”, citou Marildes Ferreira como exemplo. A parlamentar foi secretária de Saúde de Rondonópolis entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Percival Muniz e presidiu o Conselho da Pessoa Idosa de Rondonópolis de janeiro de 2021 a janeiro 2025. Além de vereadora entre 2021 e 2024. É professora e historiadora.

Abandono – Na condição de presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Rondonópolis, até janeiro de 2025, a deputada Marildes teve “a oportunidade de conviver por quatro anos com todas essas dificuldades” mencionadas.

“Uma delas é o abandono dos idosos dentro dos hospitais públicos e privados. Então é preciso que os hospitais informem, com a fixação de informação, sobre os direitos dos idosos. Informar que ali tem um idoso hospitalizado”, sugeriu.

Ela relembra sobre o processo natural da necessidade de proteção do cidadão ao longo da sua vivência. “Nós precisamos cuidar dos nossos idosos. Nós falamos e pedimos políticas e proteção para nossas crianças, como do autismo, que é inclusão”, lembra a deputada Marildes Ferreira.

Leia Também:  ALMT aprova projeto que cria política de incentivo e educação tecnológica para pessoas idosas

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Max Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido

Publicados

em

Reprodução

O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, afirmou que o partido desistiu de lançar candidatura própria ao Governo de Mato Grosso por não reunir, em tempo hábil, as condições políticas necessárias para viabilizar o projeto. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante a oficialização do apoio da legenda à candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Segundo Russi, a intenção inicial da maioria da militância era disputar o Palácio Paiaguás, mas, após consultas à base partidária, prevaleceu o entendimento de que o cenário favorecia a manutenção da aliança com o grupo governista.

“Tempo exíguo, as condições não foram reunidas e isso fez com que a gente optasse por um projeto ao governo nos próximos quatro anos”, afirmou.

O deputado destacou que a decisão foi construída em conjunto com prefeitos, candidatos e lideranças do partido, e que o Podemos apresentou ao grupo governista uma série de pautas consideradas prioritárias, como valorização dos servidores públicos e políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado.

De acordo com Russi, o histórico de alinhamento entre o Podemos e o Governo de Mato Grosso também pesou na decisão. “A nossa militância entendeu que o melhor caminho era caminhar com os Republicanos e com Otaviano Pivetta”, declarou.

Leia Também:  Deputado João Batista prestigia evento e incentiva inclusão social de idosos em MT

Com a definição, o Podemos encerra o projeto de candidatura própria e passa a integrar oficialmente a base de apoio à reeleição de Pivetta nas eleições de 2026.

CLICK AQUI e veja o video completos nas redes sociais do Deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA