CUIABÁ

Sorriso

Vereador cobra melhorias no sinal de telefonia e internet no Bairro Europark

Publicados

Sorriso

O vereador Darci Gonçalves (MDB) através do Requerimento nº 61/2025, está solicitando ao Ministério das Comunicações, à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e às operadoras Vivo (Telefônica Brasil), Oi, TIM e Claro a ampliação e melhoria do sinal de telefonia móvel e internet no Bairro Europark. O parlamentar argumenta que a falta de infraestrutura adequada prejudica moradores e empresas da região, que enfrentam sinais instáveis e conexões de baixa qualidade.

Em seu documento, Gonçalves destaca que os serviços de telecomunicações são essenciais para o cotidiano da população, garantindo comunicação, acesso a serviços públicos digitais, trabalho remoto e educação online. No entanto, os moradores do Europark — área em crescimento, mas mais afastada do centro — sofrem com limitações técnicas, o que impacta a produtividade e a qualidade de vida.

O vereador cita a Lei Federal nº 9.472/1997 (Lei Geral de Telecomunicações), que estabelece a obrigação das operadoras em oferecer serviços contínuos, de qualidade e com ampla cobertura, inclusive em regiões em expansão. “É dever das concessionárias assegurar que a população tenha acesso a esses serviços, seguindo princípios como eficiência e concorrência”, reforça o texto.

Leia Também:  CMDCA realiza 1º Fórum Municipal das Organizações da Sociedade Civil

Fonte: Câmara Municipal de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Casos de perturbação de sossego têm leve queda em março

Publicados

em

Caixa de som potente e você tem certeza de que todo mundo ama a mesma música que você tá ouvindo! Volume no talo, afinal, ainda não são 22 horas. Tudo certo, então, confere? Não. Tá tudo errado e pessoas com este tipo de conduta são fortes candidatos a receberem uma visita da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), junto com representantes da Polícia Militar (PM) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).

“Há uma cultura estabelecida que é possível manter o som alto até as 22 horas e isso é totalmente equivocado”, explica o coordenador da GMT, Márcio Pires. Neste ano, até agora, já foram registrados 528 atendimentos a denúncias de perturbação do sossego. Janeiro foi o recordista de ocorrências, com 193 registros, sendo 179 em residências e 14 em empresas.

Já nos 28 dias de fevereiro, foram registradas 158 ocorrências, sendo 141 em residências e 17 em empresas. Em março, com 31 dias, a GMT registrou uma leve redução: 145 ocorrências, sendo 140 em residências e cinco em empresas.

Leia Também:  Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude lança edital "Expressões Artísticas da Cultura"

O trabalho da GM é integrado ao da Polícia Militar (PM) e ao do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e tem como meta não apenas agir de maneira corretiva, mas principalmente educativa. “A perturbação do sossego pode ser tratada como crime ambiental, quando auferido por equipamento, mas também podemos atender com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, destacou, ainda na semana passada, o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, complementando que os aparelhos de som são recolhidos e os casos seguem para tramitação como processo judicial.

Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Nerci Adriano Denardi lembrou que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja “lá nas alturas”. Ou seja: o som passou dos limites do muro e pode ser ouvido pelos vizinhos, mesmo que seja pela manhã, por exemplo? Já é perturbação do sossego. Nestes casos, a orientação é acionar a GMT pelo 66 99668-2034.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre Diabete Gestacional é tema de palestra no PSF São Domingos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA