CUIABÁ
Reunião do Comitê Executivo de Transparência Pública debate otimização
CUIABÁ
A Controladoria Geral do Munícipio (CGM) realizou a primeira reunião do Comitê Executivo de Transparência Pública com representantes de todas as secretarias municipais visando ações alinhadas.
O controlador geral, Weslley Bucco, pontuou que o desafio enquanto agente público é aproximar o cidadão da informação. O prefeito Abilio Brunini é defensor de uma administração transparente e que ouve a população. A iniciativa no início da semana, no auditório da CGM,
“Não basta apenas disponibilizar a informação, mas torná-la útil. Ela tem que ser acessível, porque se eu ponho uma informação que o cidadão não entende ou tem dificuldade em acessá-la, eu não consigo o objetivo. Nós estamos aqui para promover o controle social. Então, o cidadão precisa ser numa linguagem simples, que ao acessá-la, entenda e possa fazer o uso dela.”, destacou Weslley.
Também foram instruídos os responsáveis de cada secretaria e órgão sobre as demandas que terão que mandar para a Controladoria inserir no Portal Transparência, considerando que muitos entraram com a nova gestão municipal.
“Para que possam conhecer, ter um domínio dos conceitos da legislação. Então é uma reunião de planejamento das ações que serão executadas ao longo dos exercícios. Uma das primeiras ações será uma ação da Semana da Transparência Pública, que é um evento oficial, está previsto em lei, ocorre no mês de maio. É uma semana de conscientização ao controle social e a transparência pública. Além dos projetos ordinários, que é disponibilizar acesso à informação, fortalecer as informações que estão no portal, deixá-las mais próximas ao cidadão”, explicou o controlador geral.
COMITÊ DE TRANSPARÊNCIA
O Comitê de Transparência Pública foi criado recentemente para fortalecer e aprimorar a transparência no município. “Esse comitê visa não só otimizar a divulgação de informação de maneira mais clara e acessível, mas também tem como principal objetivo identificar e atacar as falhas e dificuldades recorrentes que ainda existem no processo da transparência. Sabemos que, em todo o mundo, nenhum portal é 100% perfeito e atualizado, esse é um desafio global que precisamos enfrentar, e por isso o comitê será um agente fundamental para auxiliar na construção de um portal cada mais adequado às necessidades da população”, destacou a diretora de transparência pública da CGM, Erika Arruda da Matta Vieira.
Érika ressaltou que, para garantir o sucesso dessa iniciativa, cada secretaria contará com um servidor dedicado a essa atividade, o que tornará a gestão da informação mais eficaz e eficiente permitindo um acompanhamento mais detalhado.
“É um passo importante para garantir que a transparência pública seja efetiva e acessível a todos, e que com esse comitê conseguiremos atender de forma mais completa as expectativas da sociedade, cumprindo o papel fundamental de uma gestão que preza pela clareza e pelo acesso à informação”, frisou a diretora.
A equipe do Portal Transparência é composta pelas assessoras técnicas, Joilce Botelho Costa e Elda Moura Santos.
#PraCegoVer
A foto mostra uma sala da Controladoria Geral do Município de Cuiabá onde acontece a primeira reunião do Comitê de Transparência. No local estão reunidas diversos servidores representando suas respectivas secretarias e órgãos da administração municipal. A diretora Érika está posicionada em pé, liderando a explanação do conteúdo e os participantes estão sentados.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Primavera do Leste4 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)


