CUIABÁ

Rondonópolis

Vereadoras de Rondonópolis participam do 5º Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher em Brasília

Publicados

Rondonópolis

Vereadoras de Rondonópolis participam do 5º Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher em Brasília. A Câmara Municipal de Rondonópolis está sendo representada no 5º Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher, que acontece em Brasília nesta terça-feira (25), pelas vereadoras Kalynka Meirelles e Mariúva Valentin, que compõem a Procuradoria da Mulher e da Família. O evento, organizado pela Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados, reúne vereadoras, deputadas estaduais, federais e senadoras que integram a Rede Nacional de Procuradoras da Mulher. Com o objetivo de fortalecer os órgãos dedicados à defesa dos direitos das mulheres no Legislativo, o encontro também integra a programação da Campanha Março Mulher. O evento promove a troca de experiências e o aprimoramento de iniciativas voltadas à garantia dos direitos das mulheres. Entre os temas debatidos, destacam-se a violência política, a autonomia econômica e a cooperação institucional entre órgãos públicos e privados, visando à construção de estratégias eficazes para a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento das procuradorias da Mulher. Rondonópolis se destaca como pioneira na criação da Procuradoria da Mulher e da Família, sendo a vereadora Kalynka Meirelles a autora da resolução que institui essa iniciativa. “Fico muito feliz em ser procurada por vereadoras de outros municípios que desejam conhecer nosso trabalho e levar essa iniciativa para suas cidades. Isso demonstra que estamos no caminho certo ao promover políticas públicas que defendem os direitos das mulheres”, afirmou Kalynka. A vereadora Mariúva Valentin destacou a importância de dar voz ativa às mulheres na política. “Participar deste encontro é um momento de fortalecer a luta pela representatividade feminina. Devemos continuar trabalhando para que as mulheres tenham mais voz em todas as esferas de decisão. A Procuradoria da Mulher e da Família é fundamental para garantir que nossos direitos sejam respeitados e ampliados”, declarou. Com a participação de Rondonópolis, as vereadoras reforçam o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com o avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres.

Leia Também:  Aprovados cerca de R$ 11 mi em repasse para saúde de Rondonópolis

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeito decreta ponto facultativo nos dias 4 e 5 de junho nos serviços públicos

Publicados

em

Os servidores públicos municipais terão um momento de descanso prolongado neste fim de semana. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (4), Dia de Corpus Christi, e na sexta-feira (5) em Rondonópolis.

O ponto facultativo fica oficializado pelo decreto 13.386, de 28 de maio de 2026, publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município. O dispositivo foi decretado considerando que, embora Corpus Christi não esteja previsto como feriado nacional pela Lei Federal nº 662/1949, o Município o reconhece como data de relevante significado cultural e social para a população.

O gestor argumenta ainda que a celebração de Corpus Christi, conforme tradição cristã e calendário litúrgico nacional, é uma solenidade amplamente observada no território nacional e reconhecida como feriado religioso facultativo em diversos entes federativos.

Além disso, no documento justifica a conveniência administrativa de se estabelecer ponto facultativo também no dia 05 de junho de 2026 (sexta-feira), com vistas a garantir racionalidade, economia e continuidade no planejamento das atividades públicas, em consonância com o calendário do Governo do Estado.

Leia Também:  Com mais de U$ 900 milhões, Rondonópolis lidera exportações em Mato Grosso

O decreto mantém em funcionamento nesse período os serviços essenciais, como a UPA e PA Infantil, cujas atividades por sua natureza não podem ser suspensas. Nesse caso, as atividades deverão ser exercidas mediante escalas de serviço ou plantão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA