CUIABÁ
Prefeitura retira 80 toneladas de lixo em bolsão no Santa Terezinha
CUIABÁ
Dando continuidade às frentes de trabalho para manter a cidade limpa e organizada, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou a remoção de 80 toneladas de detritos descartados irregularmente em um bolsão de lixo no bairro Santa Terezinha. A ação, iniciada nesta quarta-feira (12), faz parte das estratégias da gestão municipal para combater o descarte inadequado de resíduos em locais públicos, e combater crimes ambientais.
Apesar de ser uma área afastada, o ponto atendido recebe grande fluxo de veículos e pedestres, tornando-se um local recorrente para o despejo irregular de lixo. Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte irregular em Cuiabá, sendo o do Santa Terezinha um dos mais reincidentes, inclusive com registros de aplicação de multas a infratores.
A fiscalização desses locais é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992. A legislação prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descarta lixo domiciliar ou materiais em áreas inadequadas, como ruas, terrenos baldios, rios, praças e demais espaços públicos ou privados não edificados.
Além do impacto ambiental, o acúmulo irregular de lixo contribui diretamente para problemas urbanos, como alagamentos e enchentes, especialmente em regiões com reincidência desse tipo de prática. “A limpeza desses pontos é um trabalho constante, mas é fundamental que a população faça sua parte e não descarte lixo de forma irregular. A responsabilidade é de todos”, enfatizou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.
Para evitar novas ocorrências, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza caminhões para o recolhimento de objetos inservíveis, garantindo a destinação correta dos materiais ao aterro sanitário. Itens em bom estado são encaminhados a cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelos telefones (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.
Entre os materiais retirados no Santa Terezinha estavam sofás, sucatas de bicicletas, bags para ensacar areia e cascalho, carcaças de máquinas de lavar, geladeiras, latinhas, entulhos de obras, sucatas de veículos e lixo doméstico. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da comunidade para manter a cidade mais limpa e segura para todos.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma retroescavadeira hidráulica realizando a limpeza de um bolsão de lixo no bairro Santa Terezinha. Os serviços contam com apoio de um caminhão caçamba.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.
A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSamir Katumata ganha força nos bastidores como possível vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um leva internet e energia solar às escolas ribeirinhas
-
MATO GROSSO4 dias atrásCaminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta defende campanhas contra bets e quer debate sobre apostas nas escolas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto quer proibir anúncios de serviços sexuais em espaços públicos e meios de comunicação
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPresidente da Câmara diz que alertou sobre crise financeira antes de decreto de calamidade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos define chapas e alianças em Convenção Estadual na terça (4)


