CUIABÁ

CUIABÁ

Baixinha pede diálogo entre prefeitura e pequenos produtores

Publicados

CUIABÁ

14/03/2025
Baixinha pede diálogo entre prefeitura e pequenos produtores

Larissa Malheiros – assessoria Vereadora Baixinha Giraldelli

Durante reunião da Comissão de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural com os secretários de Turismo e de Agricultura de Cuiabá, na tarde desta quinta-feira (13), a vereadora Baixinha Giraldelli (SOL), que preside a Comissão, destacou a importância da comercialização dos produtos para os pequenos produtores.&nbsp
Na ocasião, ela exemplificou como aqueles que produzem queijo artesanal em suas casas enfrentam dificuldades para acessar o mercado formal e comercializar seus produtos de forma justa e rentável.
“É muito difícil para o pequeno produtor ofertar seus produtos de forma justa, para que tenha sua mercadoria valorizada. Ele tem custos e precisa ter o retorno. É nisso que pensamos”, comentou.&nbsp
Por isso, Baixinha questionou quais as iniciativas e projetos da Secretaria de Agricultura para auxiliar os pequenos produtores na comercialização de seus produtos no mercado de Cuiabá.&nbsp
Os representantes da Prefeitura destacaram que vários projetos já estão em articulação para sanar essas dificuldades. Sendo assim, a parlamentar pontuou sobre os programas de apoio para a obtenção de registros sanitários e outros requisitos legais necessários para a comercialização dos alimentos.
“Precisamos garantir projetos que auxiliem o pequeno produtor a ter toda a documentação necessária para garantir seu trabalho. É necessário agilizar isso”.&nbsp
Além disso, a vereadora frisou que a Secretaria deve promover a conexão entre os pequenos produtores e os consumidores, por meio de feiras livres, mercados municipais ou plataformas online.&nbsp
Na oportunidade, a parlamentar também cobrou o prazo para que os permissionários do mercado do porto voltem a atuar no setor de desossa. Os representantes pontuaram que foi estabelecido no Ministério Público o prazo de 180 dias para regularizar o setor para que todos voltem às atividades.
Outros temas foram citados na reunião. No entanto, Baixinha ressaltou que o diálogo proporcionará a qualidade de serviços para todos os produtores.
“Acredito que, com um diálogo aberto e a colaboração entre a Secretaria de Agricultura, os pequenos produtores e a Câmara Municipal, podemos encontrar soluções eficazes para fortalecer a agricultura familiar e garantir o acesso a alimentos de qualidade para a população de Cuiabá”.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  386 vagas de emprego são disponibilizadas pelo Sine Municipal nessa quinta-feira (30); Confira oportunidades

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Câmara vota Reforma Administrativa da Prefeitura nesta quinta-feira (13)
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA