MATO GROSSO
Detran-MT aborda mais de mil pessoas no feriado de carnaval com orientações de segurança no trânsito
MATO GROSSO
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas, abordou 1.160 pessoas com orientações de segurança no trânsito durante o feriadão prolongado de carnaval para conscientizar os condutores e foliões.
Conforme a coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida, foram realizadas abordagens a condutores com vídeo informativo sobre as consequências de dirigir sob efeito de álcool, além da ação integrada Amigo da Rodada, palestras e pit stop educativo.
“As ações foram muito positivas e foi uma forma de alertar a população sobre os perigos da bebida alcoólica na condução de veículo bem como aos pedestres nos cuidados ao consumirem bebida alcoólica e andarem por vias movimentadas”, disse.
No dia 27 de fevereiro, foi realizado um pit stop educativo no Tribunal de Contas do Estado e uma ação pré-carnaval nas proximidades do parque Tia Nair, em Cuiabá, com abordagem educativa a veículos que passavam pelo local.
Na sexta-feira de carnaval (28.2), foi realizada a ação integrada “Amigo da Rodada” em bares da Praça Popular, em Cuiabá, e na região central de Várzea Grande, abordando os frequentadores dos locais com orientações sobre os perigos da combinação entre álcool e direção e oportunizando aos participantes a realização do teste do etilômetro.
Na ação, também foram premiados aqueles que optaram por não consumir bebidas alcoólicas para garantir um retorno seguro para seus amigos.
No sábado (1.3) a Coordenadoria de Ações Educativas esteve na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, abordando os foliões de blocos carnavalescos do local, com entrega de kit educativo e orientações de segurança no trânsito.
No domingo (2.3), foram realizadas abordagens educativas com entrega de lixo car e informativo aos condutores que trafegavam pela MT-251, sentido município de Chapada dos Guimarães.
Segundo a coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida, as ações educativas de carnaval são essenciais para reforçar a mensagem de um trânsito mais consciente e colaborar para redução dos índices de sinistros e mortes no trânsito.
Participaram das ações o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e Guarda Municipal de Várzea Grande.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


