MATO GROSSO
Setasc entrega kits com mochila e materiais escolares para crianças do programa Ser Família Criança em Poconé
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou a entrega de “kits mochila” para as crianças atendidas pelo programa Ser Família Criança, em Poconé. A ação tem como objetivo fornecer materiais essenciais para o desenvolvimento educacional das crianças em situação de vulnerabilidade, por meio do programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
Cada kit contém mochila, caderno, régua, lápis, lápis de cor, estojo, borracha e giz de cera. A iniciativa busca garantir que as crianças tenham as ferramentas necessárias para contribuir com o seu desenvolvimento.
A secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Setasc, Juliane Antunes Maciel, afirmou que a ação representa um importante apoio para as famílias.
“A entrega desses kits é mais um passo para garantir que nossas crianças tenham acesso a atividades de qualidade. Acreditamos que, com o apoio adequado, elas podem alcançar seus sonhos e construir um futuro melhor”, disse Juliane Antunes Maciel.
Juliane Antunes Maciel também ressaltou que a Setasc tem investido em outras ações para apoiar as crianças do programa, além dos kits escolares.
“Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário para o desenvolvimento integral das crianças. Além dos materiais escolares, também entregamos uniformes e oferecemos diversas atividades socioeducativas”, ressaltou Juliane Antunes Maciel.
No início do mês, a Setasc entregou 260 calças legging feminina infantil, 260 bermudas femininas infantil, 538 bermudas masculinas infantil, 600 casacos unissex infantil e 600 calças abrigo unissex infantil para os estudantes, complementando o uniforme das crianças.
Apoio Integral
O Ser Família Criança em Poconé proporciona às crianças oficinas lúdicas, cognitivas, esportivas e culturais, bem como serviços socioassistenciais, socioculturais, socioeducativos e psicológicos para crianças em situação de vulnerabilidade e alto risco social.
A primeira unidade do Programa Ser Criança iniciou suas atividades atendendo 400 crianças em situação de vulnerabilidade, oferecendo aulas de música, artes, dança, esportes, visando a melhoria na qualidade de vida dos alunos. Atualmente, o programa atende e beneficia mais de 509 crianças no município.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


