CUIABÁ

MATO GROSSO

Membro de facção é preso pela Polícia Militar com 65 porções de drogas em Sorriso

Publicados

MATO GROSSO

Equipes da Cavalaria e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, prenderam um membro de facção criminosa, de 21 anos, por tráfico de drogas, na noite deste sábado (1º.3), em Sorriso. Com o homem, os militares apreenderam 65 porções de drogas entre maconha e cocaína.

As equipes policiais estavam em patrulhamento pelas operações Tolerância Zero e Vitae e encontraram o suspeito em uma motocicleta. O homem apresentou nervosismo ao se deparar com as viaturas militares e tentou fugir.

Rapidamente, a PM realizou a abordagem ao homem e encontrou, dentro de seu capacete, 46 porções de cocaína. Ao ser perguntado sobre a procedência da droga, o suspeito revelou fazer a venda do material para uma facção criminosa da região e que havia mais entorpecentes guardados, em sua residência.

Os policiais foram até a casa do suspeito e encontraram o restante das drogas que foram apreendidas, além de uma balança de precisão e a quantia de R$ 137,00 em dinheiro da venda dos entorpecentes.

Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para registro da ocorrência e entregue à Polícia Judiciária Civil para demais procedimentos que o caso requer.

Leia Também:  Redeiras do Distrito de Limpo Grande recebem 40 carteiras de artesão

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Secel abre inscrições para etapa estadual dos Jogos Escolares Paralímpicos Mato-grossenses

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Abertas as inscrições para jurado voluntário em Vila Bela da Santíssima Trindade

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA