CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo do Estado reforça combate à violência contra a mulher no Carnaval com o Movimento MT Por Elas

Publicados

MATO GROSSO

Com o objetivo de combater a violência contra a mulher durante o período de Carnaval, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e do Programa SER Família Mulher, intensifica as ações do Movimento MT Por Elas. A iniciativa busca garantir proteção e suporte às mulheres, promovendo a conscientização sobre a importância do respeito e da segurança em todos os espaços.

Desde agosto de 2024, o Movimento MT Por Elas tem promovido campanhas de prevenção e informação em diversos locais, como bares, restaurantes, escolas e condomínios, com materiais educativos e orientação para que estabelecimentos noturnos possam atuar de forma mais efetiva na proteção às mulheres.

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do Programa SER Família Mulher, enfatiza a importância dessas ações para garantir a segurança das mulheres.

“A segurança e o bem-estar das mulheres são prioridades do nosso trabalho à frente do SER Família Mulher. Sabemos que muitas enfrentam situações de vulnerabilidade e violência, e é nosso dever garantir que tenham apoio, proteção e oportunidades para recomeçar. Com esse programa, buscamos oferecer suporte real e efetivo, seja por meio de auxílio financeiro, atendimento especializado ou políticas públicas que promovam a autonomia feminina”, disse Virginia Mendes.

“Seguimos firmes no compromisso de construir um futuro mais seguro e digno para todas as mulheres de Mato Grosso.”, completou a primeira-dama do Estado.

Leia Também:  MPMT inscreve 46 iniciativas no Prêmio CNMP 2022

A secretária de Assistência Social e e Cidadania, Cel. Grasi Paes, destaca que o Carnaval é um período crítico para o aumento dos casos de violência contra a mulher, seja em espaços públicos, como blocos e festas, ou no ambiente doméstico.

“Estamos levando informação e conscientização à população, em diversos locais, com o objetivo de prevenir e orientar não somente as mulheres, mas todos que podem contribuir para um ambiente mais seguro. Queremos reforçar o protocolo ‘Não é Não’, garantindo que todas as pessoas saibam como agir diante de situações de assédio e violência”, destaca a secretária.

O compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento à violência contra a mulher segue firme, especialmente em momentos como o Carnaval, quando os riscos aumentam. A ampliação das ações do Movimento MT Por Elas reflete o empenho da gestão estadual em construir uma sociedade mais segura, justa e igualitária para todas as mulheres de Mato Grosso.

Dicas de segurança para as mulheres no Carnaval:

Ande sempre acompanhada – Evite ficar sozinha em locais isolados. Prefira estar com amigos ou em grupos;

Avise alguém de confiança – Informe amigos ou familiares sobre sua localização e seus planos;

Leia Também:  Grupo reflexivo para homens retoma as atividades do Projeto Âncora

Fique atenta ao seu copo – Nunca aceite bebidas de desconhecidos e sempre vigie seu próprio copo para evitar adulterações;

Prefira locais seguros – Escolha trajetos movimentados e bem iluminados. Evite atalhos escuros ou vazios;

Use um código de segurança com amigas – Tenha uma palavra-chave ou gesto combinado para sinalizar perigo discretamente;

Atenção ao transporte – Se for usar transporte por aplicativo, confira os dados do motorista e compartilhe a corrida com alguém de confiança;

Use o protocolo “Não é Não” – Se sentir incômodo, manifeste-se claramente. Se necessário, peça ajuda a seguranças ou policiais.

E para quem presenciar um assédio:

Intervenha com segurança – Pergunte à vítima se ela precisa de ajuda;

Chame a segurança ou polícia – Blocos e festas costumam ter equipes treinadas;

Apoie a vítima – Acredite na palavra dela e ofereça suporte.

Para denunciar assédios e agressões, ligue 180 ou 190 em casos de emergência. Em Cuiabá, o Plantão da Mulher 24h atende na 2ª Delegacia do Carumbé, oferecendo um espaço seguro para atender as mulheres vítimas de violência, localizada na Av. Dante Martins de Oliveira, bairro Planalto.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpus Christi terá celebrações religiosas, lazer e atrações turísticas na capital

Publicados

em

Os cuiabanos que permanecerem na capital durante o feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4), poderão aproveitar espaços de lazer e pontos turísticos abertos ao público. O Aquário Municipal, o Museu do Rio, os parques municipais e as celebrações religiosas integram a programação disponível para a população.

Conforme o Decreto nº 11.585/2025, que estabelece os feriados reconhecidos pelo município em 2026, os serviços considerados essenciais serão mantidos normalmente durante o feriado. Entre eles estão a coleta de lixo, a manutenção e distribuição de água, a Defesa Civil e os serviços de fiscalização e orientação do trânsito.

Na área da saúde, funcionarão em regime de plantão 24 horas as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil (CMI), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito.

Por outro lado, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Serviços de Atenção Especializada (SAEs), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não realizarão atendimentos durante o feriado. Os serviços serão retomados no próximo dia útil.

Entre os atrativos turísticos, o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço preserva a história da antiga Cuiabá e abriga diversas espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. O complexo funciona regularmente de terça a domingo, fechando apenas às segundas-feiras para manutenção.

Leia Também:  Entrevista ressalta importância de doadores regulares em Mato Grosso

Já o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, terá horário especial de funcionamento. Os boxes estarão abertos das 5h às 13h, e as lanchonetes atenderão até as 16h. O local é uma das principais referências da gastronomia regional, oferecendo desde o tradicional bolo de arroz até pratos típicos como ventrecha de peixe, farofa de banana e Maria Isabel.

Entre as opções ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 4h às 22h durante o feriado. O Parque das Águas também estará aberto normalmente, das 5h às 23h. Além das áreas de convivência e caminhada, os visitantes poderão conhecer o túnel das águas e acompanhar os testes da fonte luminosa, que antecedem a retomada do tradicional Show das Águas.

O expediente na Prefeitura de Cuiabá e nos demais órgãos da administração municipal será retomado normalmente na sexta-feira (5), a partir das 8h.

A Arquidiocese de Cuiabá também divulgou a programação para o feriado de Corpus Christi. Além das missas e procissões, a confecção dos tradicionais tapetes coloridos nas ruas e comunidades reforça uma das mais importantes manifestações da fé católica.

Leia Também:  Estação de esgoto deve ser transferida para local distante de escola

A programação central da Arquidiocese de Cuiabá será realizada no Ginásio São Gonçalo. A acolhida dos participantes está prevista para as 14h30, seguida do Cenáculo Mariano, às 15h. A Santa Missa será celebrada às 16h e, na sequência, os fiéis seguirão em procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A celebração será presidida pelo administrador arquidiocesano, padre Deusdedit Monge.

Diversas paróquias da capital também mantêm a tradição da confecção dos tapetes. Na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, no bairro Novo Terceiro, os trabalhos começam na quarta-feira (3), em duas comunidades. A Paróquia São José Operário, no bairro Dom Aquino, também realizará a ornamentação das ruas na véspera da procissão. Já a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito seguirá com a tradição que, anualmente, mobiliza os fiéis na preparação do caminho por onde passará o Santíssimo Sacramento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA