CUIABÁ

MATO GROSSO

Pais e alunos aprovam conversão e 33 escolas da Rede Estadual vão para modelo cívico-militar

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) informou, nesta sexta-feira (28.2), que 33 escolas regulares da Rede Estadual vão compor o programa de Escolas Cívico-Militares em 24 municípios. A transformação já passa a valer a partir deste ano letivo.

A votação, que ocorreu nos dias 25 e 26 deste mês, envolveu pais e responsáveis, além de alunos matriculados com idade a partir de 16 anos.

Por meio de votação secreta, os participantes manifestaram sua opinião sobre a proposta de conversão de cada unidade, indicando a opção escolhida entre “Aprovo” e “Não Aprovo”, conforme orientações delineadas em edital publicado no Diário Oficial do dia 17 de fevereiro.

O modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da Seduc, com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.

Segundo a Seduc, a meta é que até o final de 2025, o número de escolas cívico-militares na rede seja de 100 unidades.

Confira a lista das escolas que passarão para o regime cívico-militar:

EE Arlindo Estilac Leal (Nova Xavantina)
EE Frei Ambrósio (Cáceres)
EE São Francisco de Assis (Aripuanã)
EE José Pedro Dias (Juara)
EE Leogevildo de Melo (Cuiabá)
EE Pe. Wanir Delfino César (Cuiabá)
EE João Brienne de Camargo (Cuiabá)
EE Alcebíades Calhao (Cuiabá)
EE Historiador Rubens de Mendonça (Cuiabá)
EE Leovegildo de Melo (Cuiabá)
EE Madre Tarcila (Campo Novo do Parecis)
EE Francisca de Souza Alencar (Nova Olímpia)
EE Luiz Frutuoso da Silva (Sapezal)
EE 13 de Maio (Porto Alegre do Norte)
EE Hilda Rocha Souza (São Félix do Araguaia)
EE Albert Einstein (Guarantã do Norte)
EE João Ponde de Arruda (Arenápolis)
EE Jardim das Flores (Matupá)
EE Virgilio Correa Filho (Nova Mutum)
EE Renê Barbur (Barra do Bugres)
EE Anisio José Moreira (São José do Rio Claro)
EE Antonio José de Lima (Juscimeira)
EE Cremilda de Oliveira Viana (Primavera do Leste)
EE Cecília |Meireles (Alta Floresta)
EE João Calixto Bernardes (Rosário Oeste)
EE Cleufa Hubner (Sinop)
EE Enio Pipino (Sinop)
EE Arlete Maria Cappellari (Sorriso)
EE 13 de Maio (Sorriso)
EE Paulo Freire (Primavera do Leste)
EE Vanil Stabilito (Várzea Grande)
EE Francisca Barros de Carvalho (Rondonópolis)
EE Professora Edith Pereira Barbosa (Rondonópolis)

Leia Também:  Edital da Secel viabiliza atrações de música, teatro e festival da cultura negra em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  "Apostilas vão contribuir para que educação de MT chegue a um nÍvel de excelência", afirma diretor de ensino dos Bombeiros

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Setasc divulga aprovados dos cursos técnicos e de graduação para população em vulnerabilidade social

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA