CUIABÁ
Prefeito anuncia instalação de câmeras em escolas e creches para coibir bulling
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou que a Prefeitura iniciará a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas e creches da rede municipal. Os equipamentos serão posicionados tanto nos pátios quanto dentro das salas de aula para reforçar a segurança dos alunos e prevenir casos de bullying e agressões no ambiente escolar.
A decisão foi tomada após denúncias recentes de violência contra crianças em unidades de ensino no Estado. Segundo Abilio, a iniciativa busca ampliar a proteção dos estudantes e garantir um ambiente mais seguro para o aprendizado.
“Todas as medidas de combate ao bullying a gente tem feito. Todos os coordenadores, secretários e diretores das escolas já têm conhecimento amplo sobre isso. Mas queremos ir além e dar mais segurança para as crianças. Por isso, vamos instalar câmeras em todas as escolas municipais”, afirmou o prefeito.
O sistema de monitoramento será restrito, garantindo que as imagens não sejam divulgadas publicamente. A intenção é que o material seja utilizado apenas para fins de acompanhamento interno e investigação de eventuais incidentes.
“Nós não vamos expor as crianças na internet ou em qualquer outro lugar. As imagens serão utilizadas para monitoramento, segurança e proteção dos alunos. Se houver uma agressão, será possível identificar rapidamente quem foi o responsável e entender o que aconteceu. A câmera vai ajudar a ter essa segurança maior”, explicou Abilio.
A instalação das câmeras será realizada gradativamente e, segundo o prefeito, parte das unidades já recebeu os equipamentos. A medida faz parte de um conjunto de ações para coibir a violência escolar e melhorar o bem-estar dos estudantes.
Além do monitoramento, a Secretaria de Educação de Cuiabá dispõe de uma controladoria própria para investigar casos de bullying e violência no ambiente escolar. Os pais que quiserem fazer denúncias podem procurar a Pasta ou utilizar a Ouvidoria do Município.
A primeira-dama e vereadora Samantha Iris (PL) também se manifestou sobre o tema, afirmando que estuda outras formas de combate ao bullying, especialmente contra alunos atípicos. Já a secretária de Educação, Solange Dias, reforçou que os professores e servidores devem estar atentos ao comportamento dos estudantes e agir preventivamente diante de qualquer sinal de violência.
#PraCegoVer
Na imagem o prefeito Abilio Brunini está com expressão séria, sentado em uma mesa de reunião, usando camisa cinza e com olhar fixo para a sua direita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


