POLÍCIA
PRF combate crimes ambientais em Rondonópolis/MT durante Operação Fronteira “Insidiae”
POLÍCIA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 08 e 14 de fevereiro de 2025, a Operação Fronteira “Insidiae” no município de Rondonópolis (MT). A ação teve como objetivo intensificar a repressão aos crimes ambientais na região e contou com a participação do Indea/MT.
Durante a operação, foram registradas 23 ocorrências de crimes ambientais, sendo 15 relacionadas à atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente e 8 por irregularidades no transporte de madeira. As equipes da PRF realizaram 16 comandos de fiscalização, que resultaram na fiscalização de 127 pessoas e 226 veículos. Foram detidas 27 pessoas e 204 metros cúbicos de madeira irregular foram apreendidos.
Fiscalização do ARLA 32:
Um dos focos da operação foi a fiscalização do uso do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), um reagente essencial para reduzir a emissão de gases poluentes em veículos a diesel. Foram flagrados 15 veículos com irregularidades no sistema, incluindo adulterações no escapamento para burlar o uso do ARLA 32.
A PRF alerta que o uso do ARLA 32 é obrigatório em veículos a diesel fabricados a partir de 2012 e que a adulteração do sistema de escapamento para evitar o uso do reagente configura crime ambiental, além de colocar em risco a saúde da população e o meio ambiente.
Importância da Fiscalização Ambiental:
A Operação Fronteira “Insidiae” demonstra a importância da fiscalização ambiental realizada pela PRF nas rodovias de Mato Grosso. As ações de combate aos crimes ambientais contribuem para a preservação dos recursos naturais, a proteção da saúde pública e a garantia do cumprimento da legislação ambiental. A PRF reforça o seu compromisso com a defesa do meio ambiente e continuará atuando para coibir práticas ilegais que causem danos à natureza.
Fonte: PRF – MT
POLÍCIA
Polícia Militar lamenta falecimento do ex-comandante-geral Antônio Benedito Campos Filho
A Polícia Militar de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos, na manhã deste sábado (27.6), em Cuiabá. Campos Filho assumiu o alto escalão da instituição entre os anos de 2007 e 2012.
O coronel RR Campos Filho ingressou às carreiras militares no ano de 1983 e já desempenhou seu trabalho em diversas unidades, como na Casa Militar, Companhia de Policiamento de Trânsito, Companhia Independente de Operações Especiais e Comando Regional em Cuiabá.
Além disso, também serviu ao Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), Comando Regional em Várzea Grande e Comando Regional em Barra do Garças.
O comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, lamentou a morte de Campos Filho.
“O coronel Campos Filho dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e à Polícia Militar, deixando um legado de compromisso, liderança e relevantes contribuições para o fortalecimento da nossa instituição. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos os policiais militares que tiveram a honra de conviver com o coronel, desejando que Deus conforte seus corações e conceda força para superar esta irreparável perda”, declarou o coronel Fernando.
O velório ocorrerá a partir das 18h, deste sábado, na Capela Santa Rita, sala 01. O sepultamento será realizado neste domingo (28.6), às 9 horas, na Capela do Piçarrão, em Várzea Grande.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo investigado por esquema de influência em decisões judiciais
-
POLÍCIA2 dias atrásPM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
-
Cidades19 horas atrásTCE aponta indícios de irregularidades em credenciamento do Hospital Amo a Vida no programa Fila Zero
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil cumpre 90 mandados para desarticulação de esquema de lavagem de capitais de facção criminosa
-
POLÍCIA1 dia atrásBatalhão Ambiental aplica multa em mais de R$ 129 mil por desmatamento irregular
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em esquema de lavagem de dinheiro ligado a facção


