CUIABÁ

MATO GROSSO

Hospital Estadual Santa Casa realizou mais de 3,8 mil exames de mamografia em 2024

Publicados

MATO GROSSO

O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, realizou 5.613 exames de mamografia e Papanicolau (CCO) durante o ano de 2024. Ao todo, foram 3.898 mamografias e 1.715 exames CCO. A unidade é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

“O Hospital Estadual Santa Casa é fruto do comprometimento do Governo do Estado com a população. Uma unidade que quase teve que fechar as portas e hoje atende a população de todo o Estado, contribuindo para melhorar muito a saúde dos mato-grossenses”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O Hospital Estadual Santa Casa foi inaugurado em 23 de julho de 2019, após a atual gestão requisitar administrativamente a unidade, em maio do mesmo ano. À época, o local estava fechado havia 60 dias. Após a requisição, a SES modernizou o hospital, ampliou e disponibilizou novos serviços.

Hoje a unidade atende pacientes dos 142 municípios de Mato Grosso e oferta serviços de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor da unidade, Rodrigo Guimarães, celebra o número de exames realizados e afirma que isso é sinal de que as mulheres estão cada vez mais conscientes sobre a importância da prevenção.

Leia Também:  Jornalistas de veículos nacionais vêm a MT conhecer o Pantanal

“Esse crescimento no número de atendimentos é um indicativo de que estamos conseguindo conscientizar mais mulheres sobre a importância deste exame. A mamografia é crucial, não apenas para a detecção precoce do câncer de mama, mas também para a redução das taxas de mortalidade associadas à doença. Sabemos que, quando o câncer é detectado em estágios iniciais, as opções de tratamento são muito mais eficazes e menos invasivas. O objetivo é sempre garantir um melhor atendimento aos nossos pacientes”, pontuou.

O Hospital Estadual Santa Casa também oferta pronto atendimento pediátrico, ambulatório e internação nas especialidades de: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, clínica geral, fisioterapia, fonoaudiologia, hemoterapia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição, oncologia cirúrgica, oncologia clínica e cancerologia, oncologia pediátrica, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia e tisiologia, psicologia, psiquiatria, radiologia, radioterapia, urologia, medicina intensiva adulto, pediátrica e neonatal, e medicina intensiva cardiológica.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Sine-MT disponibiliza mais de 2.500 vagas de emprego nesta semana

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Enfrentamento às discriminações será tema de simpósio virtual dia 30

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA