CUIABÁ

MATO GROSSO

PM prende família por tráfico e apreende mais de 350 porções de drogas

Publicados

MATO GROSSO

Policiais militares do 15º Comando Regional prenderam quatro membros de uma facção criminosa, na tarde desta quarta-feira (05.02), em Peixoto de Azevedo. Com os suspeitos, foram apreendidas uma porção de maconha e 362 porções de cocaína, além de duas armas de fogo e 54 munições de calibres .32 e .38.

Em decorrência da Operação Tolerância Zero, a equipe de Cavalaria, em apoio aos policiais do 22º Batalhão, recebeu informações sobre uma família que estaria comercializando drogas e pertenceria a uma facção criminosa na cidade.

Os policiais se deslocaram até o endereço e, ao perceber a presença da equipe, dois homens tentaram fugir pulando os muros da casa e uma mulher, a matriarca da família, jogou um revólver calibre .38 em um terreno baldio.

A equipe de Cavalaria abordou os suspeitos, enquanto a outra equipe de policiais entrou na residência e localizou uma porção de maconha, uma balança de precisão e 17 munições calibre .32.

Em relato aos militares, um dos suspeitos confessou que o revólver era dele e que o irmão estava com uma pistola com outras munições.

Leia Também:  CSI participa de evento de inteligência no Vale do Araguaia

Em diligência, os policiais realizaram buscas pelo irmão do suspeito, que foi localizado na residência da sogra. No local, a equipe localizou uma bolsa com uma pistola calibre .765 carregada e mais 32 munições calibre .38, além de 329 porções de substância análoga a cocaína prontas para comercialização.

Os policiais identificaram que os suspeitos já possuem passagem por tráfico ilícito de drogas, porte ilegal de arma, corrupção de menores e associação para o tráfico. Um dos homens fazia uso de tornozeleira eletrônica.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Imagens de câmeras do Vigia Mais MT ajudam a prender suspeito de furtar estepes de carros em Cuiabá

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  CSI participa de evento de inteligência no Vale do Araguaia

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA