MATO GROSSO
Sejus realiza formatura de 45 reeducandas em cursos de costura e maquiagem
MATO GROSSO
A Secretaria de Justiça de Mato Grosso (Sejus) realizou, em parceria com o projeto Capacita em Rede, do Governo Federal, a formatura de 45 reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Nortelândia (230 km de Cuiabá) em cursos de costura e maquiagem oferecidos dentro da unidade.
“Cursos de profissionalização dentro das unidades prisionais são uma excelente forma de realizar a ressocialização das Pessoas Privadas de Liberdade. Após cumprir sua pena, o egresso tem a oportunidade de começar uma nova vida e, dando uma possibilidade de profissão, estamos colaborando para que ele recomece de forma digna. Por isso, a Sejus estará sempre apoiando projetos que ofereçam essas oportunidades”, afirmou o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Brutulazo Teixeira.
Os cursos tiveram início no dia 18 de novembro e finalização no dia 13 de dezembro, com duração de 50 horas. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu na última quinta-feira (30.1).
As detentas foram divididas entre os dois cursos, sendo que 23 fizeram a capacitação em maquiagem e 22 a de costura. As aulas ocorriam dentro da Cadeia Pública Feminina de Nortelândia.
A diretora da unidade, Adriana Quinteiro, disse que as reeducandas terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos em atividades práticas dentro da unidade prisional.
“Por exemplo, as participantes do curso de costura irão contribuir para ampliar futuramente a produção de uniformes, em parceria com a Funac. As participantes do curso de maquiagem, por sua vez, poderão atuar na manutenção da autoestima das demais mulheres reclusas, preparando-as para o futuro fora da Cadeia Pública”, afirmou a diretora.
Adriana também frisou o impacto positivo que a oportunidade traz para a vida das detentas.
“Ao oferecer habilidades práticas e a oportunidade de aplicá-las, contribuímos para restaurar a autoestima e a confiança das Pessoas Privadas de Liberdade, preparando-as para uma vida mais positiva e produtiva após a liberdade”, completou.
O projeto é realizado por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Sejus, o Ministério da Educação, o Instituto Federal do Sul de Minas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Mato Grosso (GMF), e visa a realização de cursos de formação inicial e continuada nas unidades prisionais do Estado.
Em 2024, foram contempladas pelo termo as seguintes unidades prisionais:
• Mirassol D’Oeste – curso de eletricista predial;
• Nortelândia – costureiro básico e maquiagem;
• Barra do Garças – costureiro;
• Sorriso – assistente administrativo;
• Juina, Colniza e Vila Rica – costureiro básico;
• Nova Xavantina – manicure e pedicure;
• Várzea Grande – horta e produção de Mudas e maquiagem;
• Peixoto de Azevedo – horta e Produção de Mudas;
• Rondonópolis – manutenção de computadores.
Todos tiveram duração de 50 horas, possibilitando, além do aprendizado, a remição de 4 dias de pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


