MATO GROSSO
Sejus vistoria celas e unidades na Penitenciária Central do Estado
MATO GROSSO
Equipe da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou, nesta quinta-feira (30.1), uma vistoria nas celas e unidades da Penitenciária Central do Estado (PCE). O secretário Vitor Hugo Bruzulato Teixeira liderou a visita.
O objetivo da vistoria foi conferir o sistema de segurança da unidade, as necessidades e como estão as mudanças realizadas depois do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas.
Acompanharam a comitiva o secretário adjunto de Administração Penitenciária, André Fernandes Ferreira; o secretário adjunto de Inteligência, Daniel Santos Nery; o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Augusto Sérgio de Sousa Cordeiro; e o secretário-corregedor-geral, Thiago Garcia Damasceno.
A comitiva conheceu todo o complexo penitenciário, passando pela padaria, marcenaria, autoelétrica e lavanderia, locais em que detentos da PCE trabalham sob supervisão.
Também foi apresentado o almoxarifado, onde foi constatado que há suprimentos de limpeza e higiene suficientes para abastecer a unidade, além de fiscalizar a lavagem de todo o material recolhido na unidade, como lençóis e uniformes.
O secretário também fez questão de realizar uma vistoria interna nas celas para verificar como está a limpeza e cumprimento dos procedimentos de segurança após as revistas realizadas na última sexta-feira (24). A área de saúde e o raio de segurança máxima da PCE também foram vistoriados. “Foi constatado que está em perfeito estado de funcionamento. E toda a unidade está limpa”, declarou Vitor Hugo.
O secretário destacou a importância do scanner corporal no combate às facções criminosas para impedir a entrada de objetos proibidos.
“Cada celular que a gente retira daqui, é uma vida lá fora que está sendo preservada. Se a gente conseguir, dentro desse trabalho complexo, unindo esforços, impedir a entrada de objetos ilícitos, a Sejus e a Polícia Penal terão condições de fazer esse controle efetivo e eficiente da Segurança Pública aqui no nosso Estado. Não tenho dúvidas que conseguiremos, porque nós estamos trabalhando de forma unida nesse propósito”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrefeitura informa transição de sistema para análise de projetos de Engenharia e Arquitetura
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste define prazo para regularização de fios e prepara mutirão a partir de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásCavalgada da ExpoPrimavera acontece no dia 15 e celebra tradição do campo em Primavera do Leste
-
Rondonópolis3 dias atrásRondonópolis já alcança mais de 71 quilômetros de vias recuperadas com microrrevestimento
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste encerra consulta pública sobre concessão dos serviços de limpeza urbana
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste abre consulta popular para definir prioridades do orçamento de 2027
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre inscrições para a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrefeitura, ACIPLE e Sebrae promovem palestra gratuita sobre compras públicas em Primavera do Leste


