MATO GROSSO
Seduc alinha metas com profissionais da educação da DRE de Rondonópolis
MATO GROSSO
A segunda etapa do movimento “Giro pelas escolas MT”, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), chegou à Diretoria Regional de Educação (DRE) do Polo Rondonópolis nesta quinta-feira (30.1). As ações da iniciativa continuam nesta sexta-feira (31.1).
O giro busca visitar as 13 DREs do Estado, neste ano letivo de 2025, para dialogar com gestores, coordenadores pedagógicos e professores sobre as metas da Seduc para este ano.
Durante as reuniões, o secretário Alan Porto enfatizou a necessidade de ouvir as demandas e desafios enfrentados nas escolas, criando um espaço de troca de experiências e sugestões.
“Estamos aqui para construir juntos uma educação de qualidade. O diálogo é fundamental para entendermos as realidades de cada região e, assim, traçarmos estratégias efetivas”, afirmou Alan.
Na avaliação dele, a expectativa é que a visita não apenas reforce os laços entre a pasta e as 60 escolas da Rede Estadual nos 14 municípios do polo, mas também estimule a participação ativa da comunidade escolar nas ações educativas. Nas unidades desta DRE, estão matriculados 32.074 alunos para este ano letivo.
O secretário observa que a educação pública é um esforço conjunto e, por isso, nada se compara à oportunidade de ouvir aqueles que estão diretamente envolvidos nesse processo.
“A educação só avança quando todos participam e têm voz. É crucial compreender as dificuldades enfrentadas para que possamos, juntos, encontrar soluções eficazes. Essa troca de ideias é vital para construir um caminho mais sólido e inclusivo na educação pública”, finalizou.
Os próximos destinos serão os polos regionais de Confresa e de Juína em data a ser definida.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA4 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


