CUIABÁ

MATO GROSSO

Autor de duplo homicídio em Alto Boa Vista é preso em ação conjunta da Polícia Civil e PRF

Publicados

MATO GROSSO

O autor do duplo homicídio que vitimou um casal em uma propriedade rural no município de Alto Boa Vista teve o mandado de prisão preventiva cumprido no final da tarde quinta-feira (29.1), em uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além da prisão do procurado, um outro homem foi preso pelo crime de favorecimento pessoal.

Cleuco Gomes de Brito estava com mandado de prisão decretado pelo crime que vitimou Romildo Borges Martins, 40 anos, e Crislene Aparecida Ferreira Alves, de 39 anos, no último dia 20 de janeiro. O crime foi presenciado pelo filho do casal.

As investigações da Polícia Civil apontaram que o crime foi motivado por um desacordo em uma transação comercial envolvendo a venda de gado, entre o suspeito e Romildo. Após o crime, o autor fugiu para uma área de mata no município, sendo representado pelo seu mandado de prisão preventiva, que foi deferido pela Justiça.

O procurado foi localizado durante a abordagem realizada pela PRF a uma caminhonete Toyota Hilux, conduzida por um terceiro, na rodovia BR-153. Cleuco estava como passageiro no veículo, não apresentou documentos e disse aos policiais não se recordar dos dados pessoais.

Leia Também:  Justiça Comunitária prepara a 4ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu

Questionado, o condutor do veículo criou uma história em que relatou que buscou o passageiro em Uruaçu (GO) na casa dos seus pais de criação, que possuía problemas mentais e que estava levando para passar fim de semana em uma fazenda em Aliança do Tocantins.

Diante da situação suspeita, a equipe fez buscas pessoais e veicular, bem como iniciou procedimentos para identificação do passageiro, e levou os dois ocupantes do veículo para a Unidade Operacional de Porangatu.

Durante a qualificação pessoal, o passageiro inicialmente forneceu nomes inconsistentes e mudava de versão sobre sua identificação, até o momento em que confessou que estava mentindo e revelou a sua verdadeira identidade, se identificado como o foragido da Justiça que era procurado pelo duplo homicídio do casal. Ele, então, teve o mandado de prisão cumprido.

Diante da confissão, o motorista da Hilux também mudou a sua versão dos fatos relatando que buscou o foragido na cidade de Ceres (GO) e que estava o ajudando por considerá-lo uma boa pessoa.

O suspeito foi autuado em flagrante por crime de favorecimento pessoal, uma vez que estava auxiliando fuga de foragido.

Leia Também:  Mulheres expandem negócios com linha de crédito oferecida pelo Governo de MT

Investigações

Conforme as primeiras investigações realizadas pela Polícia Civil, o crime teria sido motivado por um desacordo em uma transação comercial envolvendo a venda de gado entre o suspeito do crime e a vítima Romildo.

A equipe da Delegacia de Alto Boa Vista apurou que o suspeito do crime emprestava dinheiro. À vítima, ele havia vendido em torno de 800 cabeças de gado à vítima, com pagamento a prazo e juros. No decorrer do negócio, a vítima teria atrasado parcelas do pagamento e o suspeito iniciou as cobranças, algumas delas seguidas de ameaças.

No dia do crime, o suspeito foi à propriedade das vítimas e fez cobranças mais incisivas, seguida de uma discussão com a vítima Romildo, que se sentiu ofendido, mas não houve agressão corporal. Durante a desavença, a vítima Crislene tentou apartar a discussão, quando o suspeito sacou uma arma e desferiu dois disparos contra ela e, na sequência, fez os disparos contra Romildo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Mulheres expandem negócios com linha de crédito oferecida pelo Governo de MT

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Ouvidoria da Mulher do Judiciário preserva e garante direito das mulheres

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA