CUIABÁ
Ilde Taques elabora projeto-de-lei para Cuiabá aderir ao programa Vigia Mais MT
CUIABÁ
Para garantir mais segurança à população cuiabana, o vereador Ilde Taques (PSB) pretende apresentar um projeto-de-lei para que Cuiabá faça adesão ao programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado. O objetivo é garantir a instalação de mais de 4 mil câmeras em locais estratégicos da cidade.
Na última quarta-feira (08), o vereador apresentou a indicação ao secretário de Segurança Pública do Estado, César Roveri, e demonstrou o desejo da adesão ao programa no município. Para o parlamentar, essa tecnologia será uma importante aliada da Polícia Militar, fortalecendo a segurança pública de forma integrada e eficiente.
“Nós temos muitos municípios que já aderiram ao programa e tiveram uma mudança significativa, por isso, essa está sendo uma das minhas primeiras ações como vereador”, destacou o vereador.
Taques acredita nos resultados positivos com a implantação das câmeras em Cuiabá. “Teve aquela situação do rapaz que morreu ao entrar no porta-malas de uma viatura, e ali tinha uma câmera, que pode solucionar o crime com rapidez. A câmera traz transparência para as investigações. Tenho certeza que será um projeto que vai dar resultado na capital”, disse ele.
O secretário Roveri avaliou como positiva a ação do vereador e acredita que a medida logo será colocada em prática, tanto pela atuação do prefeito Abílio Brunini (PL), quanto pelo governador Mauro Mendes (UB).
“Nós aceitamos a indicação, porque com a determinação do governador Mauro Mendes em fazer esse programa em todo o Mato Grosso, Cuiabá não poderia ficar de fora. Já temos bons exemplos de crimes solucionados na capital, onde instalamos na área central em parceria com a CDL”, afirmou o secretário.
Para a secretária de Ordem Pública de Cuiabá, Juliana Palhares, a proposta é super positiva para a cidade. Palhares ainda garantiu que o prefeito Abilio já determinou a adesão do município ao programa.
“Não sei precisaria de um projeto-de-lei ou apenas o município aderir ao programa, mas eu posso afirmar que é determinação do nosso prefeito a adesão ao programa Vigia Mais MT”, destacou a secretária.
A secretária também enfatizou a eficácia do programa e a importância de termos um sistema de videomonitoramento, para garantir a segurança dos cidadãos cuiabanos.
“Um sistema bastante efetivo na segurança da sociedade. Auxilia na identificação de um foragido, possibilita verificar o que está acontecendo em determinado local, diante de um cenário onde a tecnologia tem que ser utilizada a favor da sociedade. Vejo isso como uma evolução bastante positiva. Fico feliz como secretária municipal, como delegada, como munícipe e só temos a ganhar”, disse ela.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp-MT), Cuiabá é uma das únicas prefeituras que estão fora do Vigia Mais MT, mesmo sendo a que tem direito ao maior número de câmeras. São previstas as entregas de cerca de 4.800 câmeras, porém, menos de 1.000 estão instaladas, e todas por meio de cooperação com instituições e empresas privadas.
Programa Vigia Mais MT
O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida. Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.
 
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Primavera do Leste2 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Sinop5 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)
-
Sinop7 dias atrásFestival de Praia reúne famílias, atrai turistas e encerra quatro dias de programação com show de Xanddy Harmonia
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste se destaca no judô estadual e recebe a decisão do Campeonato Mato-Grossense


