CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá implanta totens que ‘conversam’ com mulheres em pontos de ônibus; Projeto será lançado nesta sexta-feira (27), às 19h

Publicados

CUIABÁ

Nesta sexta-feira (27), às 19h a Prefeitura de Cuiabá realizará o lançamento do projeto Abrigo Amigo, uma iniciativa pioneira no Centro-Oeste, desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria da Mulher. O evento contará com a presença da primeira-dama Márcia Pinheiro.

O Abrigo Amigo, projetado pela empresa Eletromídia, incorpora tecnologia avançada e visa oferecer maior segurança às mulheres nos pontos de ônibus. Além de exibir campanhas educativas e de conscientização criadas pela Secretaria da Mulher, os abrigos contam com totens equipados com uma central de atendimento remoto. Esse recurso permite que mulheres, ao se sentirem vulneráveis, acionem o serviço para obter suporte imediato. O atendimento é realizado por profissionais especializados, localizados em São Paulo, e funciona das 20h às 5h.

A primeira unidade do projeto será instalada na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da Praça Santos Dumont. Ao acionar o totem, qualquer pessoa em situação de insegurança poderá se conectar automaticamente com uma atendente capacitada, que oferecerá apoio e orientação até o embarque no transporte público. Os dispositivos também são equipados com sensores e câmeras para monitoramento em tempo real, permitindo o acionamento imediato das forças de segurança em casos de emergência.

Leia Também:  Defesa Civil abre inscrição para curso de ações básicas de combate às queimadas urbanas

Caso uma situação de risco ou violência seja identificada, a atendente poderá acionar diretamente o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), garantindo uma resposta rápida e eficaz. O projeto é viabilizado por meio de um termo de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Essa iniciativa integra o programa de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio CS Mobi, que inclui a modernização do mobiliário urbano, requalificação de vias e o estacionamento rotativo. Ao todo, serão licenciados 20 abrigos do tipo na capital, ampliando a rede de proteção às mulheres e combatendo a importunação sexual no transporte público.

Legislação

A gestão de Emanuel Pinheiro tem se destacado pelo fortalecimento de políticas públicas em defesa das mulheres. Em 2021, foi sancionada a Lei nº 6.643/2021, que institui ações de combate a delitos sexuais no transporte público. Essa legislação busca conscientizar as vítimas e a população sobre a gravidade do problema, além de incentivar a denúncia.
Outro marco importante é a Lei da Parada Segura, que permite o desembarque de mulheres em locais mais próximos de seus destinos, a partir das 21h, em áreas de risco.

Leia Também:  "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade" é tema da Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Números relevantes

Diariamente, cerca de 320 coletivos atendem 220 mil pessoas em Cuiabá, sendo 60% do público composto por mulheres. A cidade possui 2,2 mil pontos de embarque e desembarque, incluindo três estações climatizadas: Bispo Dom José, Alencastro e Ipiranga.

Serviço:

Qual a pauta? Abrigo Amigo

Onde? Avenida Getúlio Vargas (pouco antes da Praça Santos Dumont)

Data? 27/12 Sexta-feira)

Horário? 19h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Membros do Condecon são empossados; Conselho tem a função de articular e estabelecer a política municipal de defesa do consumidor

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA