CUIABÁ

POLITÍCA NACIONAL

TV Câmara lança minidocumentário sobre quilombo urbano no Maranhão

Publicados

POLITÍCA NACIONAL

Formado por quatro bairros da periferia de São Luís (MA) – Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Diamante -, o quilombo da Liberdade é atualmente o maior território localizado em meio urbano da América Latina e reúne cerca de 160 mil pessoas. Por sua riqueza cultural pautada pela valorização da ancestralidade negra, o quilombo também se tornou um roteiro de turismo de experiência que atrai turistas cada vez mais.

A iniciativa é tema de um minidocumentário, feito em parceria com o Sebrae, que será exibido nesta quinta-feira (26), às 20h30, na TV Câmara.

A proposta do “Roteiro Quilombo Cultural de São Luís”, como é conhecido, é apresentar a essência do termo quilombo urbano, demarcado pela existência de bairros constituídos por remanescentes de quilombos. Além disso, a iniciativa busca a valorização da identidade étnica quilombola e proporciona uma experiência inesquecível aos viajantes.

O Quilombo da Liberdade foi iniciado em 2021, com o mapeamento de mais de 200 manifestações culturais como os barracões do Bumba Meu Boi, que são espaços onde acontecem a produção das vestimentas, terreiros, casas de reggae, casas de Tambor de Crioula e sedes dos Blocos Afro e Blocos Tradicionais.

Atualmente, 10 locais fazem parte do roteiro: 1) Mercado Municipal da Liberdade; 2) Terreiro Ylé Ashé Obá Yzôo; 3) Bloco Tradicional Os Indomáveis Show; 4) Bumba meu Boi da Floresta; 5) Terreiro Ilé Ashé Ogum Sogbô; 6) Bloco Afro Abiyeyé Maylô; 7) Tambor de Crioula Maracrioula; 8) Bumba meu Boi de Leonardo; 9) Produtora Novo Quilombo – Reggae; e 10) Bloco Afro Netos de Nanã.

Leia Também:  Sancionada lei que autoriza medidas de reação a tarifas e barreiras comerciais

A mestra de Bumba meu Boi e presidente da Boi da Floresta, Nadir Cruz ressalta que a riqueza do território se dá porque a maioria das pessoas que moram na localidade trazem a sua bagagem cultural de outros quilombos localizados no interior do estado que foram para São Luís em busca de uma vida melhor. “Esse turismo de experiência faz com que os visitantes tenham a experiência de viver por um momento aquilo que a gente faz no dia a dia”, comentou.

O guia turístico local Marcelo Barbosa conta que já vieram visitantes de várias partes do país – e até do exterior – e que a iniciativa do roteiro turístico trouxe um maior envolvimento da comunidade. “O que a gente encontra nesse bairro é afroturismo que muda a vida de muitas pessoas, pois é possível descobrir quem é a sua árvore genealógica, a sua ancestralidade e o seu pertencimento”, afirmou.

Veja o minidocumentário pelo canal da TV Câmara no Youtube

Turismo de Experiência
O Sebrae possui um Polo de Referência em Turismo de Experiência, criado em 2023, que tem por objetivo estabelecer um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema do Turismo de Experiência para o Sistema Sebrae. Com foco no desenvolvimento e fortalecimento do segmento do turismo baseado em experiências autênticas e memoráveis, o Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação nesse setor, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.

Leia Também:  Comissão aprova regras para empresa em recuperação judicial pagar credor sem dados bancários

O turismo de experiência é uma abordagem que valoriza as vivências únicas proporcionadas aos turistas, além dos aspectos tradicionais do turismo. É uma maneira de explorar os recursos culturais, naturais e sociais de uma região, oferecendo aos visitantes experiências autênticas, imersivas e enriquecedoras.

Veja outros documentários produzidos pela TV Câmara em parceria com o Sebrae:

Ilha do Ferro, A arte do Imaginário

Bala de Banana – uma doce tradição

Cacau de Tomé-Açu – A revolução pela agrofloresta

Da Redação – RS

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Ministros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio

Publicados

em

 

Os ministros Nunes Marques e André Mendonça, respectivamente presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STF), determinaram a remoção de vídeos na internet que alertam para um possível corte radical em programas sociais caso o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) vença a eleição presidencial.

Nunes Marques ordenou a remoção, em até 24 horas, de um vídeo publicado em perfis das redes sociais da primeira-dama Janja Lula da Silva, segundo o qual Flávio teria a intenção de impor jornada de trabalho de sete dias por semana e acabar com programas assistenciais como o Farmácia Popular.

Já Mendonça deu três horas para a remoção de um vídeo publicado pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, que alerta para um possível corte radical em programas sociais caso o senador Flávio Bolsonaro (PL) vença a eleição. “Se o Flávio vence, você perde”, diz o mote da propaganda.

O vídeo, publicado nos perfis de Lula nas redes sociais, destaca os cortes de R$ 200 bilhões que Flávio já declarou que pretende fazer no orçamento, e diz que isso resultará na redução de recursos “no Pé-de-Meia, no Farmácia Popular, no Minha Casa, Minha Vida, na merenda escolar, no gás do povo”.

Leia Também:  Girão critica declarações de Lewandowski e questiona postura do STF

“Não vão dar aumento do salário mínimo para os trabalhadores acima da inflação e não vão dar aumento do salário mínimo para os aposentados”, diz o vídeo em outro trecho.

Liberdade de expressão

Ambos os ministros do TSE reconheceram que parte dos vídeos está protegida pela liberdade de expressão e de crítica política, mas que afirmações sobre cortes em programas específicos não encontram “lastro mínimo” na realidade, seja no programa de Flávio Bolsonaro ou em declarações do candidato.

Para Mendonça, a intervenção da Justiça Eleitoral se justifica pelo fato de a propaganda “atribuir ao adversário propostas específicas que não encontram respaldo nos elementos objetivos disponíveis”.

O ministro destacou que o programa de governo de Flávio menciona especificamente a manutenção de programas sociais.

As decisões monocráticas (individuais) de remoção de conteúdo ainda devem ser submetidas a julgamento pelo plenário do TSE.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA