CUIABÁ

MATO GROSSO

PM prende 8 membros de facção por ataques e furtos a câmeras do Vigia Mais MT no Norte do Estado

Publicados

MATO GROSSO

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na madrugada desta terça-feira (24.12), a prisão de oito membros de uma facção criminosa envolvidos em ataques e furtos de câmeras do Programa Vigia Mais MT, em Porto Alegre do Norte. Com a quadrilha, foram apreendidas porções de drogas e uma arma de fogo. Todas as câmeras furtadas foram recuperadas.

Conforme o boletim de ocorrência, a PM recebeu informações sobre câmeras do programa Vigia Mais MT que haviam sido danificadas e furtadas, em alguns pontos da cidade. Imediatamente, as equipes de inteligência iniciaram investigações e identificaram que a ordem do crime teria sido determinada por uma facção da cidade.

As equipes militares iniciaram uma operação contínua e brevemente identificaram os suspeitos envolvidos no crime. Na primeira abordagem feita, os policiais localizaram um homem que confirmou participação no furto. Além disso, indicou a localização de um segundo suspeito, que teria ordenado o crime e que já seria conhecido das forças policiais por delitos na cidade.

Os militares seguiram ao suposto endereço do suspeito e encontraram um homem em fuga, que foi abordado em uma casa próxima. Com ele, os policiais apreenderam porções de maconha e quantia em dinheiro, recebendo voz de prisão em flagrante pela PM.

Leia Também:  TCE-MT promove treinamento para aperfeiçoar prestação de contas via Sistema Aplic

Em seguida, a equipe policial seguiu até um segundo endereço e encontraram mais dois homens, sendo um deles o suspeito de ser o líder da ordem do crime contra as câmeras. Com a dupla, também foram apreendidas porções de drogas e um revólver de calibre .38 carregado com sete munições.

Os policiais continuaram as diligências e foram até um centro de reciclagem, apontado por um dos suspeitos como o local onde as câmeras haviam sido descartadas. No local, foi possível encontrar câmeras do prédio da Vigilância Sanitária, furtadas pela quadrilha para impedir de mostrar a ação criminosa contra as câmeras do Vigia Mais MT.

Na sequência, as equipes militares foram até um endereço final, onde encontraram os demais suspeitos reunidos. Nas buscas ao local, os policiais encontraram mais porções de drogas e dinheiro.

Questionados, os criminosos afirmaram que as câmeras haviam sido jogadas em uma região de mata, onde foram todas localizadas ainda com os números de patrimônio do Estado.

Leia Também:  Acordo garante inativação de armazém de grãos no município de Vera

Diante da situação, todos os oito criminosos foram conduzidos para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.

O comandante do 10º Comando Regional, tenente-coronel Roosevelth Escolástico, responsável pelo policiamento na cidade de Porto Alegre do Norte, destacou que a ação rápida é uma pronta resposta da PM contra todas as organizações criminosas.

“Foi identificado que a facção criminosa queria danificar os equipamentos do Governo do Estado em virtude dos resultados positivos que estamos tendo contra a criminalidade. Rapidamente identificamos e prendemos todos os envolvidos, pois estamos fortemente preparados para dar tolerância zero ao crime”, afirmou.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Estudantes de MT garantem vaga em campeonato mundial de robótica nos Estados Unidos

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Parceria com MPRJ utiliza tecnologia 3D em investigação contra PMs

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA