MATO GROSSO
Polícia Militar prende em flagrante suspeito de homicídio na zona rural de Cuiabá
MATO GROSSO
Policiais militares do 10º Batalhão prenderam um homem, de 40 anos, suspeito de ser o autor do homicídio que vitimou Antônio Vieira de Melo, de 60 anos, nesta segunda-feira (16.12), em Cuiabá. O suspeito foi preso em flagrante, horas após o crime. O corpo da vítima foi abandonado em Várzea Grande.
Conforme a ocorrência, as equipes do 10º BPM iniciaram diligências após receberem denúncias sobre um homicídio no Distrito da Guia, durante o domingo (15).
No local do crime, os policiais encontraram uma casa aberta e dois veículos abandonados, sendo um deles um Ford Courier com manchas de sangue em sua carroceria. Uma faca suja com sangue também foi encontrada no local.
Diante da situação, os policiais começaram as buscas pelo suspeito do crime e receberam informações, já na manhã desta segunda-feira (16), sobre um cadáver encontrado em Várzea Grande, nas proximidades da Avenida Mário Andreazza.
Em contato com a equipe local e com imagens da vítima, foi possível identificar que se tratava de Antônio. Foi observado, por meio de câmeras de vigilância, que o veículo Ford abandonado na residência da vítima teria sido o mesmo que passou pela região horas após o homicídio.
Na residência da vítima, os militares receberam informações de que o criminoso havia fugido para a Capital e que estaria em um posto de combustível, na Avenida Monte Líbano. Os militares se deslocaram até o endereço informado e abordaram o suspeito, que estava com a esposa e seus dois filhos. Questionado pela PM sobre o crime, o homem negou o fato.
Neste momento, a mulher do suspeito confirmou aos policiais que seu marido teria cometido o homicídio e que ela ainda teria se deslocado até a residência da vítima, sendo obrigada a limpar o local enquanto o homem se deslocava com o cadáver. A testemunha ainda afirmou que o crime teria sido cometido por ciúmes que o suspeito sentia entre ela e Antônio.
Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Cuiabá. Ainda foi identificado dois mandados de prisão em aberto por crimes cometidos no Pará e na Bahia.
O homem foi entregue para a Polícia Judiciária Civil para demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


