MATO GROSSO
Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça está fechada ao público para restauração do Palácio da Instrução
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) vai restaurar o Palácio da Instrução, um dos mais imponentes prédios históricos de Mato Grosso, que está localizado no centro de Cuiabá. A edificação abriga atualmente a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que ficará fechada para atendimento ao público até março de 2025, devido aos serviços de conservação e manutenção no local.
Inaugurado em agosto de 1914, o Palácio da Instrução funcionou durante 57 anos como instituição de ensino. O prédio centenário de estilo neoclássico foi construído com tijolos queimados e amarrados sobre base de pedras cangas e cristal, e é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, os serviços executados na edificação têm como objetivo proteger e aprimorar o edifício histórico.
“Com a restauração do Palácio da Instrução, vamos também propiciar um espaço adequado à maior biblioteca pública do Estado. Os serviços incluem melhorias das instalações elétricas e sanitárias, e da climatização dos ambientes. Tudo será feito com análise minuciosa e procedimentos que visam preservar o máximo possível das características originais do local”, explica o secretário adjunto.
Durante o período da manutenção do prédio, os setores da Biblioteca Pública Estadual realizam os serviços internamente. Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão a Biblioteca Itinerante, empréstimo de livros com pedido digital, e atendimento de solicitações específicas sobre o acervo. Mais informações sobre os serviços serão divulgadas em breve.
Serviço | Fechamento da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça
Período: até março de 2025
Dúvidas e informações: bibliotecaestadual@secel.mt.gov.br
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


