CUIABÁ

CUIABÁ

Segunda edição do curso de qualificação e aperfeiçoamento profissional reúne 203 técnicos da rede pública municipal de Educação

Publicados

CUIABÁ

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram, nesta terça-feira (12), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da Aula Inaugural do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, edição 2024/2025. Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2023, o curso integra o novo Programa de Formação da Rede Municipal, conforme o Plano de Cargos e Carreiras, descrito na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação e nas metas do Plano de Desenvolvimento Integrado da administração municipal.

Na abertura, a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um breve histórico da criação do curso até a versão atual. A secretária destacou a importância da qualificação e aperfeiçoamento dos servidores. “O foco é que os servidores nunca desistam. Nesse sentido, o Centro de Formação da Escola Cuiabana está estruturado para atender às demandas desses profissionais. É fundamental a qualificação a fim de melhorar o trabalho desenvolvido nas unidades e, ao final do curso, permitir o enquadramento dos técnicos, com melhorias nos salários base”, disse Edilene Machado.

A segunda edição do curso atenderá 203 profissionais entre Técnicos em Administração Escolar (TAE), Técnicos em Nutrição Escolar (TNE), Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD) e os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Motoristas e Vigilantes.

Leia Também:  Dutrinha é palco de evento solidário que arrecada cerca de 10 toneladas de alimentos

Na primeira edição, cuja formatura foi realizada no mês de setembro com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, 363 profissionais receberam o seu diploma.

O Técnico em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Walderson Alves Pinto, efetivo há quatro anos e lotado na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC), localizada na comunidade Rio dos Peixes, Estevão Alves de Mendonça, falou sobre suas expectativas. “Além de um conhecimento a mais que vamos adquirir dentro da nossa área, a possibilidade de melhoria salarial nos motiva. Assim que surgiu a oportunidade, me inscrevi”, disse ele.

Também cheias de expectativas estão a Técnica em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), atuando como secretária escolar, Neiseanne Sousa Silva, e a Técnica em Nutrição Escolar (TNE), Lisandra Cristina da Silva, ambas lotadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Teresa Arcos Krause.

“É muito importante a qualificação, independentemente da área de atuação. Esse apoio motiva o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, e melhora o nosso desempenho na unidade educacional”, disse Neiseanne.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta falecimento de servidora da Educação, Ana Pedrosa Ferreira da Cruz

“Estávamos todos ansiosos pelo curso. Estou muito feliz e na expectativa de iniciarmos os estudos. Vou me dedicar e buscar me qualificar cada vez mais”, disse Lisandra.

Curso de qualificação

O curso, com um total de 870 horas e duração de um ano, é organizado em três eixos integrados: Formação Pedagógica (335 horas/aula), Formação Específica (335 horas/aula) e Prática Profissional Supervisionada (200 horas/aula). O curso será realizado no formato híbrido, sendo que 80% das atividades serão on-line e 20% presenciais.

Cada eixo é composto por módulos nos quais são trabalhados os conteúdos formativos. Durante todo o curso, os tutores de cada área orientam os cursistas.

A diretora do Centro de Formação da Escola Cuiabana, Melissa Lilian Teixeira, deu as boas-vindas aos cursistas e agradeceu o apoio da gestão à formação dos servidores públicos. “Existe um compromisso sincero e cuidadoso da gestão com nossos servidores, garantindo o aprimoramento profissional daqueles que fazem a diferença na educação municipal”, disse ela.

Participaram do evento os tutores do curso, a coordenadora técnica de Ensino, Eliane Quinhone, a coordenadora do Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), Malsete Santana, e servidores da sede.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

99Food inicia operação em Cuiabá e Várzea Grande com 1,5 mil restaurantes cadastrados

Publicados

em

Reprodução 99FOOD

A plataforma de delivery 99Food iniciou oficialmente suas operações em Cuiabá e Várzea Grande, ampliando a oferta de serviços de entrega de refeições e bebidas na região metropolitana. A chegada à capital mato-grossense faz parte da estratégia nacional de expansão da empresa, que já está presente em mais de 120 cidades brasileiras.

A operação começa com aproximadamente 1,5 mil restaurantes cadastrados, entre grandes redes e estabelecimentos locais, além de cerca de 1,1 mil entregadores parceiros. O objetivo é ampliar as alternativas para os consumidores, criar novos canais de venda para os restaurantes e oferecer oportunidades de ganhos aos profissionais de entrega.

A expansão em Mato Grosso dá sequência ao avanço da plataforma pelo Centro-Oeste. No último mês, a 99Food também passou a atender municípios estratégicos do agronegócio estadual, como Sinop, Nova Mutum, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Disponível no SuperApp da 99, o serviço utiliza ferramentas de geolocalização e inteligência artificial para conectar pedidos aos entregadores mais próximos, estimar o tempo de preparo dos alimentos e definir rotas de entrega.

Leia Também:  Paulo Henrique pede limpeza de praça e serviço de tapa-buraco

Segundo a empresa, a tecnologia permite otimizar as operações e reduzir o tempo de espera. A plataforma informa que registra média de 29 minutos para entregas em distâncias de até cinco quilômetros.

Empresa aposta no potencial econômico de Cuiabá

O diretor sênior de Comunicação da 99, Bruno Rossini, destacou a importância da chegada à capital mato-grossense para a estratégia de crescimento da companhia na região Centro-Oeste.

“Cuiabá representa um passo importante na nossa expansão pelo Centro-Oeste. Estamos falando de uma capital com forte atividade econômica, localizada em um dos estados que mais contribuem para o agronegócio brasileiro e com uma identidade gastronômica e cultural muito própria. Queremos fazer parte da rotina da cidade, oferecendo preços justos para os consumidores, oportunidades de ganhos para os parceiros e condições competitivas para os estabelecimentos”, afirmou.

Durante a fase inicial, os entregadores parceiros também contarão com incentivos operacionais destinados a estimular a realização de entregas e corridas por meio da plataforma.

Gastronomia regional ganha espaço no delivery

A chegada da 99Food também amplia as possibilidades de acesso à diversidade gastronômica de Cuiabá. Conhecida pela culinária tradicional, a capital reúne restaurantes, bares, cafeterias, churrascarias e peixarias que representam diferentes influências culturais.

Leia Também:  Saneamento vive revolução na gestão Emanuel Pinheiro e recebe novo prêmio do Trata Brasil

Entre os pratos típicos estão a mojica de pintado, o pacu assado, a ventrecha de pacu, o Maria Isabel e a farofa de banana, além de doces regionais. Os peixes de água doce e os sabores associados ao Pantanal são algumas das principais características da gastronomia mato-grossense.

A empresa pretende integrar essa diversidade à oferta de estabelecimentos disponíveis no aplicativo, incluindo tanto redes conhecidas quanto empreendimentos locais.

Além do delivery de refeições e bebidas, a estrutura de serviços da 99 na região também contempla soluções de mobilidade, entregas e serviços financeiros.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA