AGRONEGÓCIO
Encontro reúne mulheres do agro baiano para discutir inovação e sustentabilidade
AGRONEGÓCIO
O 2º Encontro de Mulheres do Agro Baiano, realizado na última sexta-feira (08.11) durante o e-Agro 2024 em Salvador, reuniu mais de 450 mulheres para debater os caminhos da sustentabilidade e inovação no setor agropecuário. Organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o evento destacou o papel das mulheres no avanço de práticas agrícolas sustentáveis e na adaptação do agronegócio às demandas ambientais e tecnológicas atuais.
Com uma programação focada em soluções de baixo impacto ambiental e aumento da produtividade, o encontro contou com a presença de Jordana Girardello, assessora de Sustentabilidade da CNA. Em sua fala, ela enfatizou o crescimento do setor agropecuário brasileiro por meio de tecnologias de baixa emissão de carbono, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e iniciativas de recuperação de áreas degradadas. Esses métodos permitem aumentar a produção sem expandir o uso de novas terras, o que é conhecido como “efeito poupa-terra”.
Outro ponto central da apresentação foi o compromisso do setor agropecuário com o Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Jordana ressaltou que, embora 7,2 milhões de propriedades rurais estejam cadastradas, apenas uma pequena parcela passou por análise até agora, devido à falta de estrutura e profissionais nos órgãos estaduais de meio ambiente. Esse entrave afeta o acesso ao crédito e à comercialização de produtos pelos produtores, o que reforça a importância de iniciativas como os programas RetifiCAR e Pravaler, promovidos pela CNA para destravar a regularização ambiental das propriedades.
Além dos debates sobre sustentabilidade e inovação, o evento também foi uma oportunidade para a troca de experiências e a valorização da participação feminina no agro. Liziana Rodrigues, assessora técnica da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, também esteve presente e contribuiu para as discussões sobre o papel das mulheres em um setor em transformação.
O Encontro de Mulheres do Agro Baiano mostrou-se um importante espaço para o fortalecimento das mulheres no setor e para promover práticas que garantam a sustentabilidade a longo prazo. As participantes saíram do evento com uma visão renovada sobre o papel do Brasil na segurança alimentar global e na preservação ambiental, comprometidas a integrar inovação e responsabilidade em suas atividades.
Fonte: Pensar Agro
AGRONEGÓCIO
Demanda por fertilizantes em MT pode crescer até 39% até 2034
A demanda por fertilizantes em Mato Grosso poderá crescer entre 29% e 39% até 2034, segundo projeções de estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O diagnóstico também aponta caminhos para atender às necessidades futuras da produção agrícola e propõe a criação de um polo de referência em fertilizantes e nutrição de plantas no estado.
Os resultados foram apresentados na quarta-feira (14.10), em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Fundação Uniselva, o estudo inclui uma proposta técnica para estruturar um Hub do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), com escritório previsto para o Parque Tecnológico, em Várzea Grande.
“A ideia é criar uma estrutura permanente que conecte governo, universidades, empresas e produtores para desenvolver pesquisas e testar tecnologias. Entre os objetivos estão melhorar o aproveitamento dos fertilizantes nas lavouras, buscar alternativas de abastecimento e atrair investimentos para o setor”, explicou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.
Além das projeções de consumo, o levantamento analisou oportunidades, dificuldades e o potencial de aproveitamento de resíduos agropecuários na cadeia de fertilizantes. Os pesquisadores também estudaram experiências de centros de excelência em países como Marrocos, Alemanha, Holanda, Austrália, China e Estados Unidos, visitados durante missões técnicas.
Para tirar a proposta do papel, foi discutida a prorrogação do Convênio nº 1807/2025, para estruturação do Hub do CEFENP em Mato Grosso. A intenção é dar continuidade ao trabalho, passando do diagnóstico para a estruturação do Hub.
Outra agenda, realizada na sede da Sedec, tratou da preparação do Fórum Internacional de Fertilizantes, Nutrição de Plantas e Segurança Alimentar, previsto para 18 de novembro, em Cuiabá. O evento deverá marcar o lançamento do Movimento Mato Grosso Pró-Fertilizantes, voltado à mobilização de instituições públicas, pesquisadores e empresas em torno de projetos para o setor.
“Durante o fórum, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento multilateral, documento que deverá registrar o compromisso de cooperação entre as instituições participantes. A articulação pretende apoiar pesquisas, inovação, atração de investimentos e o desenvolvimento de atividades industriais ligadas aos fertilizantes”, comentou Linacis.
-
CURIOSIDADES7 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA7 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA7 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES7 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA7 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA7 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem
-
ECONOMIA7 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai


