AGRONEGÓCIO
Vazio sanitário do algodão começa neste domingo em Goiás
AGRONEGÓCIO
A partir deste domingo (10.11) tem início o vazio sanitário do algodão na chamada região 4 de Goiás, que abrange 89 municípios. A medida, conduzida pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), tem como foco o combate ao bicudo-do-algodoeiro, praga que representa uma ameaça significativa à cultura do algodão no estado.
Esse intervalo é regulamentado pela Instrução Normativa nº 04/2019 e visa reduzir ao máximo a presença do inseto nas áreas produtivas, impondo um período sem qualquer vestígio da planta para interromper o ciclo de vida da praga.
A região 4, marcada por uma forte atividade pecuária, também exige atenção especial aos produtores que utilizam o caroço de algodão na alimentação animal. O controle estende-se não apenas às plantações, mas também a locais como algodoeiras, confinamentos de gado e empresas de transporte, a fim de evitar quedas de sementes durante o manuseio e transporte.
O cumprimento das normas será fiscalizado pela Agrodefesa, com equipes que irão vistoriar áreas produtivas para verificar se os restos culturais foram devidamente eliminados, como determina a agência. A destruição desses restos deve ocorrer no prazo máximo de 15 dias após a colheita, e é obrigatória nas áreas de cultivo e em todas as instalações relacionadas ao processo de beneficiamento e comercialização do algodão.
Nas demais regiões de Goiás onde o algodão é cultivado, o vazio sanitário já está em vigor desde setembro e deve ser encerrado ao longo de novembro, conforme o calendário de cada área. Após o fim do vazio, a semeadura será autorizada de acordo com o cronograma estabelecido pela Agrodefesa: na região 1, o plantio inicia-se em 26 de novembro; na região 2, em 1º de dezembro; na região 3, em 20 de novembro; e na região 4, em 21 de janeiro de 2025.
As normas também incluem a limpeza de áreas à beira de estradas e o acondicionamento adequado das cargas de algodão durante o transporte, para evitar quedas e a germinação indesejada de sementes.
Fonte: Pensar Agro
AGRONEGÓCIO
Mato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional
Mato Grosso segue na liderança da produção agrícola brasileira e amplia seu protagonismo com o fortalecimento de novas culturas. Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Estado permanece como o maior produtor nacional de grãos e se destaca como principal produtor de soja, milho e gergelim.
Segundo o levantamento, Mato Grosso responde por 32,1% de toda a produção brasileira de grãos em 2026, mantendo ampla vantagem sobre os demais estados. A estimativa nacional é de uma safra recorde de 352,9 milhões de toneladas, o maior volume da série histórica do IBGE.
O principal destaque da divulgação é o gergelim, que vem se consolidando como uma cultura de importância crescente para a agricultura brasileira, especialmente no Cerrado. Mato Grosso lidera a produção nacional com estimativa de 212,7 mil toneladas, o equivalente a 59,7% de todo o gergelim produzido no país.
A produção nacional da oleaginosa foi estimada em 356,3 mil toneladas, em uma área de 575 mil hectares. No próprio levantamento, o IBGE destaca que o avanço da cultura reflete sua crescente importância para a agricultura brasileira e ressalta o protagonismo de Mato Grosso nesse cenário: “A produção do gergelim em Mato Grosso apresentou crescimento expressivo na última safra, tendo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) estimulado investimentos”, reforçando o papel do Estado na expansão da cultura no país.
A expansão da cultura ocorre principalmente em regiões como o Araguaia, onde o gergelim tem se mostrado uma alternativa ao milho segunda safra em locais com maior risco de estiagem antecipada. Cultivado após a colheita da soja, entre o fim de fevereiro e o início de março, o gergelim possui ciclo de aproximadamente 120 dias e hoje tem perfil fortemente exportador, com cerca de 99% da produção mato-grossense destinada ao mercado externo.
Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa, a diversificação da produção acompanha as mudanças no cenário agrícola e as oportunidades que surgem para o produtor mato-grossense, em um trabalho construído a partir do diálogo com o setor.
“Manter Mato Grosso na liderança exige um trabalho permanente de parceria com o setor produtivo. O Estado tem atuado para fortalecer as cadeias que já são consolidadas, mas também para abrir espaço para novas culturas e novas oportunidades de mercado. O avanço do gergelim é um exemplo desse movimento de diversificação, que acontece sem perder de vista a força da soja, do milho e de outras culturas. É esse trabalho conjunto que permite ao Estado continuar crescendo e, ano após ano, ampliar seu protagonismo na produção agrícola brasileira”, afirma.
Além do avanço do gergelim, Mato Grosso manteve a liderança na produção nacional de soja, com estimativa de 50,7 milhões de toneladas em 2026. O volume representa crescimento de 1% em relação ao ano anterior, mantendo o Estado responsável por 29% de toda a produção brasileira.
No milho, Mato Grosso também permanece como principal produtor brasileiro. A estimativa é de 57,1 milhões de toneladas, mais da metade de toda a produção nacional, estimada em 141,8 milhões de toneladas.
-
POLÍTICA MT14 horas atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
MATO GROSSO13 horas atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
POLÍTICA MT6 horas atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
MATO GROSSO13 horas atrásMT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para outubro
-
POLÍCIA10 horas atrásPolícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de homicídios e tráfico em Diamantino
-
POLÍCIA9 horas atrásPolícia Civil prende homem por furto de fios de cobre no bairro Santa Rosa
-
AGRONEGÓCIO13 horas atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional
-
POLÍCIA10 horas atrásPolícia Militar recupera carro roubado e conduz cinco suspeitos em Cuiabá


