CUIABÁ

MATO GROSSO

Polícia Militar prende mulher suspeita por tráfico e apreende 26 porções de entorpecentes

Publicados

MATO GROSSO

A equipe do 11º Batalhão da Polícia Militar prendeu, nesta segunda (04.10), uma suspeita, de 21 anos, por tráfico ilícito de drogas e apreenderam 26 porções de entorpecentes, no bairro Boa Esperança, em Sinop.

Por volta das 19h20, militares do Grupo de Apoio (GAP) foram acionados pela equipe da Agência Regional de Inteligência (ARI), após monitoramento e identificação de um movimento em uma casa com fluxo intenso de pessoas.

O local é um sobrado no bairro conhecido como ponto de vendas de drogas. O monitoramento na região começou após denúncias sobre o que vinha ocorrendo no bairro.

A jovem, ao avistar a chegada da polícia, tentou fugir, assim como um outro suspeito e descartou um material na calçada. Até o momento, o comparsa não foi encontrado. Durante abordagem, foi encontrado em seu bolso duas porções análogas à pasta base de cocaína e uma quantidade de R$ 350.

Durante a busca foram encontradas uma grande quantidade de entorpecentes, sendo 6 porções de maconha, 19 porções de pasta base, 3 balanças, 01 rolo plástico, vários invólucros e um celular. A suspeita foi conduzida à delegacia junto dos materiais apreendidos para registro do boletim de ocorrência.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Supervisão Wellyngton Souza*

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Governo de MT debate estratégias para o setor turístico com empresários de Sinop

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Nova lista de famílias beneficiadas com o cartão SER Família em Cuiabá será divulgada na segunda-feira (15)

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA